Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Pitomba: conheça os benefícios desta fruta típica do Brasil

Rica em vitaminas, fibras e minerais, ela ostenta nutrientes interessantes para a saúde. Saiba como consumir

Por Luana Pazutti
18 jun 2024, 14h22
pitomba-o-que-e-quais-os-beneficios-fruta-brasileira
Com inúmeros benefícios nutricionais, pitomba tem até festa própria em Pernambuco (Carlos Ebert/Creative Commons/Reprodução)
Continua após publicidade

Encontrada principalmente na Amazônia e na Mata Atlântica, a pitomba se destaca não apenas por possuir um formato incomum e sabor único, mas por suas diversas propriedades nutricionais, que a caracterizam como um alimento funcional.

Também conhecida como olho-de-boi e caruiri, a fruta é rica em vitaminas, fibras e minerais, que podem colaborar no combate ao envelhecimento precoce, na prevenção de doenças crônicas e no fortalecimento do sistema imunológico.

+Leia também: As 70 frutas e plantas brasileiras que esbanjam saúde

Uma herança brasileira: o que é a pitomba?

Originária da pitombeira, árvore que chega a alcançar 15 metros de altura, a fruta abriga – no interior de sua dura casca esférica – uma polpa suculenta de sabor adocicado e levemente ácido.

A pitomba é muito cultivada nos estados do Nordeste brasileiro, especialmente, em Pernambuco, onde ganhou até uma celebração em sua homenagem: a Festa da Pitomba. O evento acontece tradicionalmente na primeira segunda-feira após a Páscoa, em meio ao período de colheita da fruta.

Vale destacar que não há um plantio regular de pitombeiras. Os frutos — que lembram as orientais lichias — são colhidos em locais nos quais há ocorrência natural dessas plantas.

Continua após a publicidade

Quais são os benefícios da pitomba?

A fruta é fonte de vitaminas do complexo B — especialmente B1 e B2 —, vitamina A e C, cálcio, fósforo e ferro, conjunto de nutrientes que exerce um papel importante na manutenção do sistema imunológico.

Essas substâncias também atuam na manutenção da saúde do sistema vascular e do tecido ósseo. Já seus efeitos antioxidantes colaboram para a prevenção do envelhecimento precoce. A presença de fibras em sua composição contribui ainda para a saúde intestinal.

Mas, atenção: nenhum benefício é garantido e nenhum alimento por si só é suficiente para garantir uma vida saudável. Contudo, quando inserida em uma dieta balanceada (e em paralelo a tratamentos de saúde, se necessário), a pitomba pode ser uma grande aliada para o organismo.

Continua após a publicidade

A fruta é geralmente ingerida in natura, mas há quem prefira consumi-la em licores, doces e geleias. É importante recordar que essas receitas muitas vezes não conservam suas propriedades nutricionais e contém outros ingredientes não tão bacanas para a saúde, como o açúcar e o álcool.

Para além do óbvio: os efeitos escondidos da pitomba

As propriedades benéficas do fruto de pitombeira não são encontradas somente em sua polpa. O interior de cada pitomba pode conter até três sementes, que possuem substâncias com efeitos capazes de auxiliar no controle de incontinências e desarranjos intestinais.

Além disso, a presença de certos compostos — como saponinas, taninos e flavonoides — na casca da pitomba tem atraído a atenção de farmacêuticos, que estudam a sua utilização para tratamentos anti-inflamatórios e cicatrizantes.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.