Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pitomba: conheça os benefícios desta fruta típica do Brasil

Rica em vitaminas, fibras e minerais, ela ostenta nutrientes interessantes para a saúde. Saiba como consumir

Por Luana Pazutti
18 jun 2024, 14h22

Encontrada principalmente na Amazônia e na Mata Atlântica, a pitomba se destaca não apenas por possuir um formato incomum e sabor único, mas por suas diversas propriedades nutricionais, que a caracterizam como um alimento funcional.

Também conhecida como olho-de-boi e caruiri, a fruta é rica em vitaminas, fibras e minerais, que podem colaborar no combate ao envelhecimento precoce, na prevenção de doenças crônicas e no fortalecimento do sistema imunológico.

+Leia também: As 70 frutas e plantas brasileiras que esbanjam saúde

Uma herança brasileira: o que é a pitomba?

Originária da pitombeira, árvore que chega a alcançar 15 metros de altura, a fruta abriga – no interior de sua dura casca esférica – uma polpa suculenta de sabor adocicado e levemente ácido.

A pitomba é muito cultivada nos estados do Nordeste brasileiro, especialmente, em Pernambuco, onde ganhou até uma celebração em sua homenagem: a Festa da Pitomba. O evento acontece tradicionalmente na primeira segunda-feira após a Páscoa, em meio ao período de colheita da fruta.

Continua após a publicidade

Vale destacar que não há um plantio regular de pitombeiras. Os frutos — que lembram as orientais lichias — são colhidos em locais nos quais há ocorrência natural dessas plantas.

Quais são os benefícios da pitomba?

A fruta é fonte de vitaminas do complexo B — especialmente B1 e B2 —, vitamina A e C, cálcio, fósforo e ferro, conjunto de nutrientes que exerce um papel importante na manutenção do sistema imunológico.

Essas substâncias também atuam na manutenção da saúde do sistema vascular e do tecido ósseo. Já seus efeitos antioxidantes colaboram para a prevenção do envelhecimento precoce. A presença de fibras em sua composição contribui ainda para a saúde intestinal.

Mas, atenção: nenhum benefício é garantido e nenhum alimento por si só é suficiente para garantir uma vida saudável. Contudo, quando inserida em uma dieta balanceada (e em paralelo a tratamentos de saúde, se necessário), a pitomba pode ser uma grande aliada para o organismo.

Continua após a publicidade

A fruta é geralmente ingerida in natura, mas há quem prefira consumi-la em licores, doces e geleias. É importante recordar que essas receitas muitas vezes não conservam suas propriedades nutricionais e contém outros ingredientes não tão bacanas para a saúde, como o açúcar e o álcool.

Para além do óbvio: os efeitos escondidos da pitomba

As propriedades benéficas do fruto de pitombeira não são encontradas somente em sua polpa. O interior de cada pitomba pode conter até três sementes, que possuem substâncias com efeitos capazes de auxiliar no controle de incontinências e desarranjos intestinais.

Além disso, a presença de certos compostos — como saponinas, taninos e flavonoides — na casca da pitomba tem atraído a atenção de farmacêuticos, que estudam a sua utilização para tratamentos anti-inflamatórios e cicatrizantes.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.