Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Chá de orégano: nutrientes, para que serve e como preparar

Menos popular que outras infusões herbais, este chá é antioxidante, descongestionante e diurético. Mas seu consumo precisa ser moderado

Por Yasmmin Ferreira
14 jun 2024, 14h05

Famoso por temperar pizzas e massas, o orégano oferece benefícios para a saúde que vão além do seu uso culinário. A erva é rica em fibras, vitaminas A e C, antioxidantes e outras substâncias que atuam em diversos sistemas do corpo. E há quem prefira consumi-lo em forma de infusão, no chá de orégano.

Embora menos conhecido que outras infusões herbais, o chá de orégano é uma maneira prática de aproveitar os nutrientes da erva e pode ser facilmente inserido na dieta. Mas, devido à ação diurética, seu consumo não deve ser exagerado.

Quais são os benefícios do chá de orégano

As vitaminas A e C, somadas aos compostos antioxidantes presentes na erva, reforçam o sistema de defesa do corpo, contribuindo para a imunidade. A ação desses nutrientes é essencial para manter o organismo protegido contra diversas doenças.

+Leia também: Você sabe o que são antioxidantes e como eles defendem nosso corpo?

Ainda, o chá de orégano tem ação descongestionante. Para problemas respiratórios mais leves, ele pode fornecer alívio em pessoas que estão com dificuldades de respiração ou tosse. Mas é importante buscar sempre orientação médica, já que pode ser necessário recorrer a tratamento para infecções ou alergias.

Os nutrientes presentes no orégano, como cálcio, ferro, vitamina K, fibras e antioxidantes, são essenciais para a saúde do coração. O consumo regular da erva pode auxiliar a melhorar a circulação sanguínea e a reduzir o colesterol ruim (LDL), sempre aliado a outras medidas, como o uso de medicamentos e a redução na ingesta de gordura saturada.

Continua após a publicidade

Para as mulheres, o orégano é especialmente benéfico, porque ajuda a aliviar as cólicas devido às suas propriedades anti-inflamatórias. O carvacrol, presente na erva, também é diurético, auxiliando na retenção de líquidos e diminuindo desconfortos durante o período menstrual.

É bom reforçar que o uso deve ser aliado de outros tratamentos médicos, nunca feito de forma isolada. O chá pode promover alívio, mas não cura doenças.

Quais os cuidados no consumo do chá de orégano?

O chá de orégano é indicado principalmente como um coadjuvante para incômodos respiratórios, digestivos e inflamações. Ele nunca deve substituir um tratamento recomendado pelo médico.

É importante manter a moderação e, em caso de dúvidas ou condições de saúde específicas, consultar um profissional antes de incorporá-lo à rotina.

O uso excessivo pode causar efeitos colaterais e algumas pessoas podem ter reações alérgicas ao orégano. Idosos e outras pessoas com propensão a quadros de desidratação também devem evitar tomar o chá sem orientação, por conta das propriedades diuréticas.

Continua após a publicidade

Como preparar o chá de orégano

Para preparar a bebida, recomenda-se usar uma colher de sopa de folhas secas ou frescas de orégano para cada xícara de água fervente. Depois, é necessário deixar em infusão por cerca de 5 a 10 minutos, coar e beber.

O chá pode ser consumido de uma a duas vezes ao dia, dependendo da necessidade.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.