Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Chá preto ajuda a emagrecer? Conheça os reais benefícios dessa bebida

Por não ter calorias, ele ajudaria a perder a peso ao substituir outras bebidas. Mas a cafeína e os outros nutrientes do chá preto trazem outras vantagens

Por Yasmmin Ferreira
26 abr 2024, 14h48

O chá preto é uma variedade conhecida por sua cor escura, sabor encorpado e aroma reconfortante. Mas ele ajuda a emagrecer? Até pode ser, mas não por sua composição, e sim por ser levinho – mas calma que a gente já entra nisso.

Antes, é importante dizer que o chá preto veio da China e é produzido a partir das folhas da planta Camellia sinensis, que passam por um processo de oxidação completa antes da secagem, o que lhes confere sua coloração escura característica.

A oxidação das folhas de chá preto ocorre após a colheita, quando são deixadas em condições específicas de umidade e temperatura, desencadeando reações bioquímicas que alteram suas propriedades.

Esse processo de oxidação completa é o que diferencia o chá preto de outras variedades de chá, como o chá verde, que passam por diferentes níveis de oxidação – ou são minimamente oxidados.

+Leia também: Chá verde: quais os reais benefícios à saúde

Uma vez oxidadas, as folhas de chá preto desenvolvem sabores marcantes e complexos, muitas vezes com notas maltadas, frutadas ou terrosas, dependendo da região de cultivo, do método de processamento e do tempo de oxidação.

Essa diversidade de sabores torna o chá preto uma bebida versátil, que pode ser apreciada sozinha ou com acompanhamentos, como leite, açúcar ou especiarias.

Continua após a publicidade

Quais os benefícios do chá preto?

O chá preto é uma bebida rica em antioxidantes, como flavonoides, que combatem os radicais livres e reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

Por conter cafeína, o chá preto também pode ser aliado para quem busca um empurrão na energia, mas em níveis menores do que o café, evitando efeitos colaterais indesejados pelo excesso da substância estimulante.

Ainda são estudados os possíveis impactos do chá preto no controle dos níveis de açúcar no sangue e no controle do estresse, embora esses efeitos sejam alvo de debate.

Agora, sim: o chá preto ajuda a emagrecer?

Depende! Sozinho, o chá preto não promove o emagrecimento, pois esse efeito só ocorre quando seu corpo gasta mais calorias do que você ingere. Nenhuma bebida é capaz de fazer isso de forma significativa, e o chá preto não é exceção.

O que acontece é que o chá preto pode entrar no lugar de outras bebidas saborosas, mas que agregam uma quantidade significativa de calorias. Ou mesmo substituir um docinho. Mas atenção: isso só vale se você ingeri-lo sem leite e, principalmente, sem açúcar.

Há também estudos sugerindo ele diminuiria o apetite, o que ajudaria em dietas. Mas isso está longe de ser comprovado.

Continua após a publicidade

Outra alegação é a de que a presença da cafeína aumentaria temporariamente o ritmo do metabolismo, o que elevaria a queima de calorias. No entanto, o tal efeito termogênico – desse e de outros alimentos – não contribui significativamente para o emagrecimento de ninguém.

Ou seja, o chá preto não é uma solução milagrosa para perda de peso. Ele deve ser combinado com uma dieta saudável e equilibrada, exercícios regulares e hábitos de vida saudáveis.

E, principalmente, é necessário estar atento: o consumo excessivo de chá preto pode causar efeitos colaterais, como insônia, nervosismo e irritabilidade, devido à sua cafeína. Portanto, é importante consumi-lo com moderação e consultar um profissional de saúde antes de fazer grandes mudanças em sua dieta.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.