Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Tapioca: aprenda 6 opções saudáveis de recheio

Livre de glúten e de gordura, ela se tornou a queridinha das dietas. Mas tudo pode ir por água abaixo dependendo do que você acrescenta no preparo

Por Lila de Oliveira (colaboradora) Atualizado em 14 fev 2019, 17h44 - Publicado em 1 jul 2015, 09h53

A praticidade na hora de preparar a tapioca e sua fama de magrinha fizeram com que o quitute nordestino ganhasse fãs no país inteiro. Mas, quando o assunto é perda de peso, algumas ponderações devem ser feitas. É que, apesar de não ter gorduras e ser pobre em sódio, a tapioca é rica em carboidratos simples. Por isso, exageros podem fazer o ponteiro da balança subir.

Ainda mais se os complementos forem pesados. Se você fechar sua tapioca com queijos gordos, manteiga ou leite condensado, por exemplo, vai transformar a bichinha no oposto do que está buscando. “Por ter basicamente carboidrato, o ideal é que ela seja recheada com fontes de fibras ou proteína, de modo a balancear os níveis de glicose no sangue”, explica a nutricionista clínica Bianca Chimenti Naves, de São Paulo.

Para ninguém cair em cilada, a especialista preparou uma lista de receitas deliciosas e nutritivas. Aí, sim, a tapioca vira uma grande parceira da saúde (a sugestão é consumir as versões salgadas com uma salada de folhas verdes).

  • Tapioca de frango cremoso

    4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada

    100 g de peito de frango cozido e desfiado

    1 colher (sopa) de creme de ricota ou requeijão light

    ¼ de tomate picadinho

    1 colher (sobremesa) de azeitonas pretas picadas

    Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Misture o peito de frango desfiado com o requeijão ou creme de ricota, o tomate picadinho e as azeitonas. Adicione este recheio à tapioca.

  • Tapioca de queijo com tomate

    4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada

    1 fatia fina de mussarela light

    1 fatia média de ricota

    Rodelas de tomate a gosto

    Orégano a gosto

    Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Coloque a fatia de ricota e de mussarela light para grelhar na frigideira antiaderente. Tampe, espere a mussarela derreter e retire do fogo. Adicione este recheio à tapioca e salpique o orégano.

    Tapioca de abobrinha com cottage

    4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada

    1 colher (sobremesa) de linhaça dourada moída

    Continua após a publicidade

    3 colheres (sopa) de abobrinha refogada

    1 colher (sopa) de queijo cottage

    Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Polvilhe por cima a linhaça dourada moída. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Misture a abobrinha refogada com o queijo cottage. Adicione este recheio à tapioca.

    Tapioca de atum

    4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada

    1 lata de atum light

    1 colher (sopa) de maionese light

    Salsinha e cebolinha a gosto

    Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Misture o atum com a maionese, a cebolinha e a salsinha. Adicione este recheio à tapioca.

    Tapioca de ovo com tomate

    4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada

    2 ovos mexidos

    1 colher (sobremesa) de requeijão light

    ¼ de tomate picado

    Salsinha e cebolinha a gosto

    Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Misture os ovos mexidos com o requeijão, o tomate, a salsinha e a cebolinha. Adicione este recheio à tapioca.

  • Tapioca de banana com iogurte

    4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada

    1 banana picada

    1 potinho de iogurte grego zero gordura

    Peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Misture a banana com o iogurte. Adicione este recheio à tapioca e consuma a seguir.

    Continua após a publicidade
    Publicidade