Grão rico em fibras é ótimo para a saúde intestinal; conheça
O bulgur é um grão de trigo integral muito conhecido nas culinárias do Oriente Médio e contém nutrientes fundamentais para o organismo
O bulgur ou triguilho, popularmente conhecido como “trigo para quibe”, é um grão integral de trigo pré-cozido (semelhante ao arroz parboilizado), seco e triturado. Por conta desse processo, seu aspecto é parecido ao do arroz integral quebrado.
Trata-se de um alimento rico em fibras e em micronutrientes, que o tornam um aliado da saúde intestinal. Seus compostos minerais incluem boas quantidades de ferro, zinco, potássio, magnésio e cálcio. O bulgur contém, ainda, vitaminas do complexo B e E.
Benefícios do bulgur
Diversos benefícios estão associados a esse alimento tradicional das culinárias do Oriente Médio. Entre eles:
Saúde intestinal
As fibras presentes nesse grão integral são importantes para a saúde do intestino. O alimento ajuda a combater as prisões de ventre, auxiliando a formação do bolo fecal e facilitando a evacuação.
Controle do colesterol
As mesmas fibras não são benéficas apenas para o intestino, mas também ajudam a controlar e diminuir os níveis de LDL, conhecido como colesterol “ruim”.
Diminuição da glicose
Outro benefício das fibras é a absorção mais lenta dos açúcares, o que torna os níveis de glicose no sangue mais baixos, contribuindo no manejo do diabetes.
Saúde cardiovascular
Alguns compostos presentes no bulgur, como a betaína, podem reduzir o risco de problemas cardiovasculares, uma vez que o componente é antioxidante e anti-inflamatório.
Aliado da perda de peso
Mais um benefício das fibras desse grão integral: elas ajudam a aumentar a saciedade, por conta do maior tempo que esse alimento leva para ser digerido. Ou seja, dentro de uma alimentação saudável, o bulgur reduz a fome ao longo do dia, auxiliando no controle do peso.
O bulgur também é naturalmente rico em ácido fólico, importante nutriente principalmente para gestantes e para o desenvolvimento do feto. O grão, além disso, contém compostos que auxiliam na saúde dos olhos e dos ossos.
Contudo é importante atentar: o alimento não deve ser consumido por pessoas celíacas, uma vez que é rico em glúten.
Por fim, fica o reforço: os benefícios do bulgur são potencializados quando inseridos em uma rotina saudável, tanto na alimentação quanto na prática de exercícios. Nenhuma comida, sozinha, resolverá questões de saúde isoladamente.
Como utilizar o bulgur?
Seu preparo é simples: basta acrescentar água fervente aos grãos e deixá-los cozinharem até que estejam macios. Geralmente, leva cerca de 15 minutos. Para uma xícara de bulgur, recomenda-se duas de água. Depois disso, basta utilizá-los nas receitas preferidas.
O bulgur é muito popular na culinária árabe. O “trigo para quibe”, como é popularmente conhecido, obviamente faz parte da preparação do quibe, mas também é utilizado no tabule. Também pode ser usado em substituição do arroz ou cuscuz, por exemplo.