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Faz sentido tirar lactose da dieta por conta própria?

Dietas e produtos sem lactose ganharam muita fama - veja se vale a pena apostar nessa estratégia mesmo antes de falar com um expert

Por Redação Saúde é Vital Atualizado em 14 fev 2020, 18h28 - Publicado em 24 jul 2016, 12h00

Retirar qualquer grupo de alimentos da dieta – e as fontes de lactose não são exceção – só se justifica diante de um diagnóstico que exija essa restrição. E sempre em comum acordo com médico e nutricionista, que, além de explicarem o motivo, indicarão as substituições capazes de repor os nutrientes que deixarão de ser ingeridos em função da mudança no cardápio.

Riscar os lácteos da lista pode deixar de lado substâncias benéficas. Além do cálcio e de sua celebrada capacidade de fortalecer os ossos, leite, queijos e iogurtes contam com a preciosa companhia de magnésio, fósforo, potássio e outros minerais igualmente bem-vindos para o funcionamento do organismo. A eles se juntam as proteínas, utilizadas na manutenção dos tecidos, e uma penca de vitaminas — entre elas a B1, importante para o cérebro e o coração, e a B12, que afasta o perigo de anemia.

Não é que você não consiga encontrar esses nutrientes em outros alimentos. Mas o fato é que toda e qualquer restrição dificulta o aporte adequado de substâncias para o organismo. Antes de abrir mão, portanto, é preciso ter certeza de que a razão do desconforto digestivo está mesmo relacionado com a lactose e em que grau, porque pode ser que um ajuste na dose corte a sensação de mal-estar.

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