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Compare morango e framboesa

Vitaminas, minerais... Descubra quando um leva vantagem sobre o outro no ringue da nutrição

Por Thaís Manarini Atualizado em 14 fev 2020, 18h24 - Publicado em 10 ago 2017, 10h06

Nada mais justo do que não ter um vencedor nesse embate. Mas se o preço entrasse na conta… Aí o morango, um pouco mais barato, ganharia pontos. “Do ponto de vista nutricional, a diferença de valor não se justifica. As duas frutas têm características semelhantes”, avalia a nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, na capital paulista.

  • As discrepâncias, de fato, são sutis. E, enquanto a framboesa se destaca pelo teor de fibras – tem mais que o dobro nessa disputa –, o morango esbanja vitamina C. Ambas as frutinhas são representantes da classe das berries, que vêm chamando atenção da ciência pelo seu potencial antioxidante e pela capacidade de resguardar o cérebro diante do envelhecimento. Caem bem in natura, no iogurte, como geleia… Sabor e frescor são o que não falta. “Como devemos consumir de três a cinco porções diárias de frutas, dá para revezar entre elas”, orienta Cintya.

    Energia

    Morango: 30 cal

    Framboesa: 49 cal

    Carboidratos

    Morango: 7 g

    Framboesa: 11,6 g

    Proteínas

    Framboesa: 0,9 g

    Morango: 0,6 g

    Fibras

    Framboesa: 3,9 g

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    Morango: 1,5 g

    Vitamina C

    Morango: 56 mg

    Framboesa: 25 mg

    Ferro

    Framboesa: 0,5 mg

    Morango: 0,3 mg

    Placar Saúde

    Morango 3 x 3 Framboesa

    (Os valores se referem a 100 gramas do alimento)

    Fonte: Livro Nutrição e Técnica Dietética, de Sonia Tucunduva Philippi

     

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