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Compare milho cozido e pipoca salgada

Seja qual for a sua opção, tome cuidado para não exagerar no óleo, manteiga e sal

Milho é o que não falta nas barraquinhas de festa junina. Mas em qual versão ele traz mais vantagens: cozido ou em forma de pipoca? Antes de botar as mãos no embate, convém destacar que os alimentos têm volumes bem diferentes. “A pipoca é maior e mais leve porque, no processo de estouro, o milho perde água”, explica a nutricionista Ceres Della Lucia, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Dessa maneira, você teria que encher cerca de nove xícaras de chá com pipoca para ter 100 gramas do alimento – e o montante de calorias e nutrientes da tabela abaixo.

 

 

No caso do milho cozido, falamos de apenas uma espiga. Outro detalhe: se preparada em casa, sem óleo ou manteiga, as calorias e o teor de gordura da pipoca caem. E, se maneirar no sal, a taxa de sódio também despenca, deixando esse petisco em pé de igualdade com o milho cozido. No final das contas, dá para degustar os dois. Só lembre-se de que, quanto mais natural for a receita, tanto melhor para a saúde.

ENERGIA
Milho cozido – 108 cal
Pipoca salgada – 497,2 cal

FERRO
Pipoca salgada – 1,9 mg
Milho cozido – 0,6 mg

CARBOIDRATOS
Milho cozido – 25,1 g
Pipoca salgada – 55,6 g

FIBRAS
Pipoca salgada – 10,7 g
Milho cozido – 2,8 g

SÓDIO
Milho cozido – 17 mg
Pipoca salgada – 1 274 mg

GORDURAS
Milho cozido – 1,2 g
Pipoca salgada – 28,3 g

(Os valores se referem a 100 gramas do alimento)

Placar saúde

Milho 4 x 2 Pipoca

 

 

Fonte: Livro Nutrição e Técnica dietética, de Sonia Tucunduva Philippi

 

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