Compare figo e caju
As duas "frutas" são bastante nutritivas, mas cada uma oferece benefícios diferentes à saúde. Escolha a que mais se adapta a seus objetivos!
Originários de árvores centenárias, tanto o figo quanto o caju não são tecnicamente frutas. O caju é uma haste polpuda e suculenta, mas o fruto do cajueiro é a castanha que a coroa. Já o figo é uma infrutescência, ou seja, sua estrutura carnosa é uma reunião de sementes e florzinhas.
O caju deve ser colhido já maduro, para aproveitar o auge da doçura e superar a sensação de travo na língua provocada pelo tanino. “Essa substância adstringente é um bom coadjuvante no controle da diarreia“, conta a nutricionista Deborah Lestingi, de São Paulo.
O amadurecimento aumenta ainda o teor de vitamina C, conhecido antioxidante e um de seus principais nutrientes. O figo até pode ser comprado antes do ponto, porque sua massa rosada continua a ganhar sabor depois de retirado da figueira. Ele é campeão em potássio e sua casca carrega luteína, componente importante na prevenção de doenças oculares. Aproveite que o verão é boa época para ambos e abra espaço para a dupla na fruteira.
Energia
Caju – 40 cal
Figo – 74 cal
Vitamina C
Caju – 219 mg
Figo – 2 mg
Vitamina A
Caju – 40 mcg
Figo – 14 mcg
Potássio
Figo – 232 mg
Caju – 0 mg
Cálcio
Figo – 35 mg
Caju – 4 mg
Fósforo
Caju – 18 mg
Figo – 14 mg
(Os valores se referem a 100 gramas do alimento)
Placar Saúde
Caju 4 x Figo 2
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco/Unicamp)