Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 5,90/mês

Monte uma playlist para seu animal de estimação

Aplicativo cria ferramenta que gera lista de músicas para pets. Saiba como montar sua e conheça os benefícios das canções para os bichos

Por Maria Tereza Santos - 25 abr 2020, 09h25

A plataforma Spotify — que reúne músicas e podcasts — lançou um gerador de playlists automático para animais. Para fazer uma lista para o seu bicho, é só entrar no site e seguir as instruções. As canções são escolhidas por meio de um algoritmo que se baseia nas características do cão ou do gato. A ideia surgiu em uma pesquisa feita com 5 mil usuários do app de vários países.

O resultado mostrou que 71% dos tutores põem músicas para seus amigos peludos, e 46% sentem que isso alivia o nervosismo deles. E profissionais afirmam que a prática é segura e benéfica — inclusive quando o pet está sozinho.

“Há a liberação do hormônio endorfina, que relaxa e melhora o sono”, diz a veterinária Katia De Martino, da rede Petz, em São Paulo.

A expert conta que a música também minimiza depressão, agressividade, síndrome da ansiedade de separação e hiperatividade. Que tal dar o play e fazer o teste? Basta acessar este link: https://spoti.fi/3bLZuja.

Para não desafinar

O ideal é deixar o volume baixo e optar por músicas tranquilas. “Sons estridentes, fortes e desarmônicos podem hiperestimular e surtir efeito contrário”, explica Katia.

Caso você não tenha acesso ao Spotify, sem crise. “Procure uma estação de rádio que toque canções mais calmas”, orienta a veterinária.

Design: Laura Luduvig/SAÚDE é Vital
Continua após a publicidade
Publicidade