Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A autoestima das mulheres com câncer de mama – Especial Outubro Rosa

Manter o bem-estar físico e mental após o diagnóstico desse tumor é possível - e ajuda inclusive no tratamento. Saiba mais neste vídeo com dois experts

Por Diogo Sponchiato
Atualizado em 1 nov 2018, 13h09 - Publicado em 30 out 2018, 15h49

As cicatrizes físicas e emocionais do câncer de mama não podem ser negligenciadas durante e após o tratamento. Neste vídeo especial para o Outubro Rosa, o foco está na preservação da qualidade de vida mesmo após o diagnóstico da doença. Sim, isso é possível, como mostram o mastologista Carlos Alberto Ruiz, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e a jornalista e psicóloga Valéria Baraccat Gy, diretora do Instituto Arte de Viver Bem.

Valéria, que já se curou de um tumor de mama, destaca que a busca por qualidade de vida vai muito além do uso de eventuais perucas após a perda de cabelo (o que também pode ser importante). O próprio conhecimento dos direitos que a paciente tem, por exemplo, ajuda demais nessa fase difícil. E, claro, é fundamental também falar de sexo, sem tabus.

Por sua vez, o médico Carlos Alberto Ruiz destaca que conseguir manter o bem-estar físico e mental contribui até para o sucesso do tratamento. Ou seja, realmente não dá para deixar essas questões de lado.

Com essa entrevista, encerramos nossa série de vídeos especiais para o Outubro Rosa. Não viu os outros na TV SAÚDE? Já abordamos a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama. Não perca!

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.