Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Como evitar o câncer de mama – Especial Outubro Rosa 2018

Prevenir o tumor nos seios é possível em boa parte dos casos. E isso envolve alimentação, exercício físico, bem-estar mental

Por Diogo Sponchiato - Atualizado em 30 out 2018, 15h57 - Publicado em 24 out 2018, 15h47

Muitos dos 59 700 novos casos de câncer de mama esperado para 2018 no Brasil poderiam ser evitados. No primeiro vídeo da nossa série especial para o Outubro Rosa, que você pode ver logo acima, mostramos como se prevenir desse tipo de tumor e de suas consequências para a saúde.

Ao longo da entrevista, o mastologista Carlos Alberto Ruiz, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, ressalta o papel da alimentação e dos exercícios físicos. E também reserva espaço para o estado de espírito.

Suas frases são pontuadas por observações pertinentes de Valéria Baraccat Gy. Jornalista, psicóloga e diretora do Instituto Arte de Viver Bem, ela traz experiências das próprias mulheres que enfrentaram o câncer de mama e como, mesmo nessa hora, o estilo de vida pode fazer a diferença – nem que seja para prevenir um segundo tumor.

Nos próximos vídeos, que serão divulgados a partir de quinta (25 de outubro), abordaremos o diagnóstico precoce, o tratamento e, por último, a autoestima.

Publicidade