Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Vitamina D: qual seu papel contra o coronavírus

A função da vitamina D na prevenção de infecções voltou a ganhar destaque por causa da pandemia. Saiba o que há de verdade o que é balela nessa história

Por Da Redação - Atualizado em 18 ago 2020, 10h45 - Publicado em 11 jun 2020, 07h28

Desde o início da pandemia de coronavírus (Sars-CoV-2), a vitamina D gerou controvérsia. Por um lado, seu papel no sistema imunológico (que ajuda a combater infecções em geral) começa a ficar mais claro. Por outro, algumas pessoas passaram a sugerir a suplementação dessa substância para toda a população com base em artigos científicos frágeis. E é justamente para colocar ordem no caos que fizemos este episódio do Detetives da SAÚDE.

Convidamos o endocrinologista Sérgio Maeda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional São Paulo para participar desse podcast. Um craque sobre a vitamina D, ele deu um recado importante: “Todos os benefícios com suplementação observados até agora são para pessoas com baixas taxas de vitamina D. Oferecer largas doses para quem não precisa pode trazer malefícios”.

Além dele, a professora Ana Caetano, do comitê científico da Sociedade Brasileira de Imunologia, participou da conversa. Ela traz os meandros da ação da vitamina D no sistema imunológico e o que sabemos sobre seu papel especificamente contra o coronavírus.  E, claro, explica como alcançar níveis suficientes da substância naturalmente.

Você pode escutar o programa em diversas plataformas. Dá para clicar ali em cima e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.

Se preferir, escute pelo Spotify diretamente por aqui:

Continua após a publicidade

 

Ou pelo Youtube:

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade