Os efeitos inusitados da quarentena, pro bem e pro mal
Do aumento da violência doméstica à queda da poluição, o Detetives da SAÚDE mostra como o isolamento social afeta a saúde e o bem-estar de diversas maneiras
O distanciamento social foi promovido na enorme maioria dos países como forma de conter o coronavírus (Sars-CoV-2). Mas seus efeitos vão muito além da prevenção da Covid-19 (e da economia). Neste episódio do podcast de Detetives da SAÚDE, vamos discutir como a pandemia pode interferir nas taxas de obesidade, sedentarismo, alimentação, alcoolismo, poluição atmosférica, atendimento a outros problemas de saúde…
Nosso convidado é o patologista Paulo Saldiva, professor da Universidade de São Paulo e especialista na interação entre meio ambiente e saúde. Ele está na linha de frente do combate à doença, fazendo autópsias para entender os efeitos do coronavírus no nosso corpo.
Durante a conversa, Saldiva destaca que até as relações de trabalho devem mudar. E isso interfere diretamente na saúde. “Antes, as pessoas iam para o serviço mesmo tossindo, espirrando. Elas tomavam um comprimido e começavam a trabalhar. Agora estamos refletindo sobre a importância de nos preservarmos ao sermos infectados”, diz.
Você pode escutar o programa em diversas plataformas. Dá para clicar ali em cima e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.
Se preferir, escute pelo Spotify diretamente por aqui:
Ou pelo Youtube: