Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Os desafios para quem tem diabetes e usa insulina

Quais são as mancadas que os pacientes cometem na hora de tomar essa medicação? Como corrigi-los? Escute o Detetives da Saúde, que tem apoio da Novo Nordisk

Por Da Redação - Atualizado em 18 ago 2020, 10h45 - Publicado em 30 jul 2020, 07h30

Mais de 40% dos pacientes com diabetes assumem que deixam de aplicar insulina de vez em quando, mesmo sabendo que ela é necessária. Esse é apenas um dos alertas que a pesquisa Os Altos e os Baixos do Diabetes na Família Brasileira revela. O levantamento, que ouviu 831 indivíduos que usam esse remédio para controlar as taxas de glicemia e 553 familiares de pessoas com a doença, é uma iniciativa do Grupo Abril e de VEJA SAÚDE e contou com o apoio institucional da farmacêutica Novo Nordisk.

Para repercutir os achados da pesquisa, o episódio do Detetives da Saúde desta semana tem a participação do endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, pesquisador da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), autor da coluna O Futuro do Diabetes e coordenador do Endodebate, evento em que os dados foram apresentados em primeira mão. O médico conversou com o jornalista Diogo Sponchiato, redator-chefe de VEJA SAÚDE.

Como você acompanha ao longo do programa, é possível tirar uma série de aprendizados a partir dos números encontrados pelo estudo. Portadores de diabetes precisam se conscientizar sobre a importância de monitorar a glicemia constantemente, perder alguns vícios no uso da insulina e se cuidar para não enfrentar quadros de hipoglicemia, por exemplo.

Você pode escutar o programa em diversas plataformas. Dá para clicar e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.

Gosta do Spotify? Então dê play abaixo:

O YouTube é outra opção:

 

Continua após a publicidade
Publicidade