saudeLOGO Created with Sketch.

Como manter a autoestima durante o tratamento do câncer de mama

Para fechar o Outubro Rosa, o podcast Detetives da SAÚDE aborda bem-estar mental, cuidados estéticos e sexualidade após o diagnóstico de um tumor nos seios

A presença do câncer de mama não define uma pessoa. Ainda assim, o tumor e o seu tratamento mexem profundamente com aspectos emocionais e físicos da mulher. Neste episódio do podcast Detetives da SAÚDE em homenagem ao Outubro Rosa, vamos trazer instrumentos que podem ajudar as pacientes a preservar a autoestima após o diagnóstico da doença.

Tivemos várias participações especiais no programa. A começar por duas pacientes jovens, que mostraram como ressignificaram a própria saúde e a visão do corpo a partir dessa enfermidade. Suas falas foram contextualizadas por duas especialistas: a oncologista Joyce Maia, do A.C.Camargo Cancer Center, e a cirurgiã plástica Tatiana Moura, do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Ao longo da conversa, elas abordam as diferentes cirurgias de reconstrução mamária, as técnicas para amenizar a queda de cabelo, a interação entre o tratamento e procedimentos estéticos. Além disso, discutem táticas do dia a dia, como o uso de lenços e de certas roupas, que podem reconfortar as mulheres.

Acima disso, no entanto, elas mostram como cada paciente consegue encontrar seu caminho para aumentar a autoestima.

Você pode ouvir esse programa em diversas plataformas. Estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.

Se preferir, ouça pelo tocador do Spotify por aqui:

 

Ou pelo Youtube: