Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

A saúde no ambiente de trabalho – podcast

O trabalho (ou a falta dele) tem tudo a ver com seu bem-estar físico e mental. Veja o que funcionários, chefes e autoridades devem fazer para promover saúde

Por Da Redação - Atualizado em 9 abr 2020, 19h06 - Publicado em 12 mar 2020, 07h25

Para cada dólar investido em prevenção e saúde do funcionário, quatro dólares retornam para a empresa em produtividade. Por outro lado, a insegurança no trabalho já foi associada a um risco 19% maior de diabetes. Esses são só alguns exemplos de como o bem-estar físico e mental precisa ser discutido dentro desse cenário. E é exatamente isso o que fizemos neste episódio do podcast Detetives da SAÚDE.

Tivemos duas participações especiais para esse programa. Elisa Tozzi, editora-chefe das revistas Você S/A e Você R/H, trouxe casos impressionantes, para o bem e para o mal, do impacto de certas medidas que as empresas adotam na saúde dos funcionários. Ela também debate dados do livro Morrendo por um Salário (clique para comprar), do americano Jeffrey Pfeffer, como o de que 120 mil profissionais morrem por ano nos Estados Unidos de tanto trabalhar. E um recado: Elisa faz parte do podcast Radio Peão, que aborda toda semana um tema ligado ao mundo profissional. Já ouviu?

O outro convidado é o médico do trabalho João Silvestre da Silva Junior, professor do Centro Universitário São Camilo. Ele revela quais as principais causas de afastamento e traz caminhos para cada um ajudar na criação de um ambiente corporativo mais saudável. Como se fosse pouco, ainda destaca como modelo atual de empregos e a tecnologia interferem nesse sentido.

Ao longo do episódio, você também vai entender o burnout, o que é a “uberização da economia” e como ela tem a ver com o bem-estar, a importância do setor público na promoção da saúde do trabalhador, as ciladas pouco saudáveis no escritório… Não dá para perder!

Continua após a publicidade

Você pode escutar esse programa em diversas plataformas. Dá para clicar ali em cima e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.

Você também pode escutar no Spotify diretamente por aqui:

 

Ou pelo Youtube:

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade