Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Síndrome de burnout: de quem é a culpa? – podcast Detetives da SAÚDE

O esgotamento associado ao trabalho atingiu proporções epidêmicas. Neste episódio apoiado pela Bayer, contamos o porquê e o que fazer diante disso

Por Da Redação
Atualizado em 18 ago 2020, 10h49 - Publicado em 17 out 2019, 06h45
doença de burnout: o que é?
O burnout já afeta três em cada dez brasileiros, com destaque negativo para os profissionais de saúde. (Foto: Tomás Arthuzzi/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Varrida para debaixo dos carpetes dos escritórios por anos, a síndrome de burnout finalmente ganhou os holofotes. De um lado, personalidades como a jornalista Izabella Camargo encararam de frente o esgotamento físico e mental associado ao trabalho. Do outro, o próprio número de brasileiros com esse quadro chamou a atenção: uma a cada três pessoas com um emprego no nosso país já sentiram na pele essa exaustão intensa e contínua. Mas o que está por trás dessa aparente epidemia? Qual a responsabilidade das empresas e qual a dos funcionários na prevenção do problema? E por que tantos profissionais de saúde sofrem com o burnout? Este é o tema do podcast Detetives da SAÚDE (que você pode ouvir logo abaixo).

Ao longo do episódio, o psiquiatra Daniel Barros, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, define o que realmente é a síndrome de burnout. Não, ela não é corpo mole ou frescura – tampouco aquele cansaço que você sente no fim do expediente. “Trata-se de um desencontro entre o trabalhador e o trabalho com repercussões que podem ser sérias”, contextualizou Barros.

Os métodos de prevenção do burnout, assim como as formas de controlá-lo, merecem um capítulo à parte no episódio. E com direito a participação especial do médico João Silvestre da Silva-Junior, professor de Medicina do Trabalho do Centro Universitário São Camilo. Ele coloca pontos importantes para as empresas implementarem em nome do bem-estar e da produtividade da equipe. “Cuidar do trabalhador é lucrativo”, afirmou Barros.

E mais: o que você faz fora do serviço é fundamental na prevenção do burnout! Sua relação com as novas tecnologias, com o sono e com seus relacionamentos têm o poder de afastar ou agravar o esgotamento ligado ao trabalho.

Esse podcast ainda destina um espaço para falar de um dos principais públicos afetados pelo burnout: os médicos e os profissionais de saúde em geral. Para eles, já há até uma iniciativa de conscientização: o projeto “Se Cuida, Doutor”.

Continua após a publicidade

Você pode ouvir esse programa em diversas plataformas. Estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambiente? Clique aqui.

Dá para ouvir pelo Spotify:

 

Pelo Youtube:

Continua após a publicidade

 

Ou, se quiser, escute pelo nosso site:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.