Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

A genética chegou ao dia a dia – podcast

O diagnóstico e o tratamento de doenças, do câncer à anemia falciforme, melhorou graças ao estudo do DNA. Veja o impacto da genética no Detetives da SAÚDE

Por Da Redação - Atualizado em 9 abr 2020, 19h07 - Publicado em 27 fev 2020, 07h20

Não tem mais jeito: quem quiser se manter atualizado sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das mais variadas doenças vai precisar conhecer um mínimo sobre genética. O estudo do DNA saiu dos laboratórios e, atualmente, já interfere muito na saúde da população. E é isso que mostraremos neste episódio do podcast Detetives da SAÚDE.

Nossa convidada da semana é a geneticista Lygia da Veiga Pereira, professora titular do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da Universidade de São Paulo, além de líder do projeto DNA do Brasil. Entre outras coisas, ela vai contar como evoluímos desde 2003, data em que o primeiro genoma humano foi sequenciado por completo a um custo de 3 bilhões de dólares, até os dias de hoje (em que laboratórios fazem isso por mil dólares, em média).

Acima disso, Lygia revela os benefícios que os exames genéticos trazem e, por outro lado, quais as balelas da área. Ela ainda mostra como diferentes tratamentos contra câncer, doenças raras e outros problemas se beneficiaram dos estudos dos genes. E o que essa área ainda nos reserva.

Você ainda vai conhecer o projeto DNA do Brasil, que pode beneficiar milhares de brasileiros no futuro. “Ele inclusive vai fazer a gente conhecer melhor a nossa história”, destaca Lygia.

Continua após a publicidade

Você pode escutar esse programa em diversas plataformas. Dá para clicar ali em cima e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.

Se preferir, dá para escutar pelo Spotify diretamente aqui:

 

Ou pelo Youtube:

Continua após a publicidade

 

Publicidade