Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

A genética chegou ao dia a dia – podcast

O diagnóstico e o tratamento de doenças, do câncer à anemia falciforme, melhorou graças ao estudo do DNA. Veja o impacto da genética no Detetives da SAÚDE

Por Da Redação Atualizado em 18 ago 2020, 10h48 - Publicado em 27 fev 2020, 07h20

Não tem mais jeito: quem quiser se manter atualizado sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das mais variadas doenças vai precisar conhecer um mínimo sobre genética. O estudo do DNA saiu dos laboratórios e, atualmente, já interfere muito na saúde da população. E é isso que mostraremos neste episódio do podcast Detetives da SAÚDE.

Nossa convidada da semana é a geneticista Lygia da Veiga Pereira, professora titular do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da Universidade de São Paulo, além de líder do projeto DNA do Brasil. Entre outras coisas, ela vai contar como evoluímos desde 2003, data em que o primeiro genoma humano foi sequenciado por completo a um custo de 3 bilhões de dólares, até os dias de hoje (em que laboratórios fazem isso por mil dólares, em média).

  • Acima disso, Lygia revela os benefícios que os exames genéticos trazem e, por outro lado, quais as balelas da área. Ela ainda mostra como diferentes tratamentos contra câncer, doenças raras e outros problemas se beneficiaram dos estudos dos genes. E o que essa área ainda nos reserva.

    Você ainda vai conhecer o projeto DNA do Brasil, que pode beneficiar milhares de brasileiros no futuro. “Ele inclusive vai fazer a gente conhecer melhor a nossa história”, destaca Lygia.

    Você pode escutar esse programa em diversas plataformas. Dá para clicar ali em cima e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.

    Continua após a publicidade

    Se preferir, dá para escutar pelo Spotify diretamente aqui:

     

    Ou pelo Youtube:

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade