saudeLOGO Created with Sketch.

Testes genéticos contra a depressão

Especialistas avaliam o uso desses exames para individualizar a prescrição de medicamentos contra a melancolia intensa

Não são poucos os antidepressivos disponíveis. Para ajudar os médicos a escolher um ou outro, cientistas da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, revisaram estudos que analisavam a influência dos nossos genes no aproveitamento dessas drogas. “Certas variações predispõem uma pessoa a ter mais efeitos colaterais ou a mal se beneficiar de determinado fármaco”, revela o psiquiatra Mark Frye, orientador do trabalho.

Leia mais: 8 possíveis tratamentos para a depressão

Baseado em eventuais anormalidades do DNA, que são detectáveis no sangue, o profissional poderia optar por outro remédio ou adaptar sua dose. “Mas não faz sentido aplicar esses exames, que não são baratos, em todo paciente. A maioria não tem alterações que interferem no tratamento”, pondera o psiquiatra Mario Louzã, do Hospital das Clínicas de São Paulo. “Os testes refinam nossa decisão quando a medicação não age como o esperado. E mesmo aí as manifestações do paciente já dão bons indícios”, conclui.

Decisão complexa

Embora promissora, a investigação do DNA vai demorar para se tornar comum no consultório psiquiátrico. Hoje, a escolha entre um comprimido e outro depende do perfil do indivíduo e de particularidades do quadro, além de possíveis interações medicamentosas.

Há também métodos que mapeiam áreas do cérebro e mostram sua atividade. Como nos testes genéticos, a expectativa é a de que um dia eles auxiliem a definir o melhor tratamento para cada situação – e até flagrem precocemente um mal psiquiátrico qualquer.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s