Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Lições de meditação na sua TV

Série do Netflix ensina preceitos básicos e traz exercícios guiados

Por Diogo Sponchiato 19 mar 2021, 13h48

Todo mundo fala dos mil e um poderes da meditação. Bonito na teoria, difícil na prática. Para facilitar o aprendizado, convencer os céticos e democratizar o acesso a essas técnicas de origem milenar, a Netflix disponibiliza a série Headspace — Meditação Guiada.

São oito episódios de pouco mais de 20 minutos baseados em animações e narrados pelo inglês Andy Puddicombe, um expert em mindfulness que chegou a viver em mosteiros e criou o bem-sucedido aplicativo Headspace.

Puddicombe resume o funcionamento da mente, os efeitos da meditação já comprovados pela ciência e as pegadinhas pelo caminho. Em cada capítulo, ele traz o passo a passo de um exercício diferente.

“A meditação é a jornada de uma vida, e, para obter os benefícios, precisamos praticá–la regularmente”, reforça o instrutor no final da série.

  • Mitos desfeitos

    Seriado ajuda a derrubar crenças equivocadas sobre a meditação.

    Não é para todos: com a prática regular, inicialmente em situações e horários programados, a maioria das pessoas consegue fazer e tirar proveito.

    Efeito imediato: não adianta fazer uma ou outra vez e achar que vai ficar mais zen e domar o estresse. As benesses dependem da adesão aos preceitos e às sessões na rotina.

    Mente em branco: outro erro é imaginar que meditação significa “não pensar em nada”. A cabeça divaga e uma das sacadas do mindfulness é aprender a largar mão dos pensamentos.

    Artigo de fé: tem gente que pensa que só monges e pessoas religiosas conseguem meditar direito. Nada a ver! A técnica ajuda até a se sentir mais produtivo.

    Continua após a publicidade
    Publicidade