saudeLOGO Created with Sketch.

Leituras que fazem bem para a cuca

Quatro obras lançadas há pouco nos convidam a refletir, cada uma à sua maneira, sobre a saúde mental nos dias de hoje — e como melhorá-la

As descobertas da ciência têm aumentado cada vez mais o leque de argumentos para os defensores da leitura. Já se sabe, por exemplo, que a atividade aumenta nossa expectativa de vida – e que nos ajuda na cura de doenças como depressão e ansiedade.

É justamente a saúde mental, diga-se de passagem, a protagonista das quatro obras que indicamos a seguir. Porque este assunto merece cada vez mais atenção, não é verdade? Confira a ficha técnica dos livros e, abaixo, um pequeno resumo sobre eles.

leituras para a mente

(Ilustração: Anália Moraes/SAÚDE é Vital)

Deu Branco!

Sian Beilock, professora de psicologia da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, usa conceitos modernos da neurociência para ajudar você a suprimir os lapsos de memória. Embora não se furte de conceitos complexos, a autora traz várias dicas, como agrupar informações em categorias para não esquecê-las.

Dumplin’

Um livro de ficção que aborda a gordofobia, isto é, o preconceito contra as pessoas obesas. Ao entrar na história da jovem Willowdean, uma “gorda assumida”, o leitor nota o impacto desse tipo de discriminação. O roteiro tem pitadas de feminismo, um romance arrebatador e bom humor. Vai até virar filme!

Medicina Integrativa: a cura pelo equilíbrio

Aqui, não entenda “cura” como o fim de uma doença. Na nova edição deste dossiê sobre terapias integrativas, o médico Paulo de Tarso Lima usa o termo pensando no potencial do autocuidado em melhorar a qualidade de vida frente a qualquer mal, especialmente os que abalam as emoções.

Os 7 inimigos do coração

O foco não é o músculo cardíaco. “O que chamo de coração é a parte mais íntima e profunda do ser”, escreve o endocrinologista Luiz Fernando Sella. Ele discute sete barreiras para uma vida leve: ganância, raiva, inveja, egoísmo, mentira, culpa e vaidade. E aponta caminhos para contorná-las.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s