Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Conexão: você sofre com ansiedade?

As respostas da pesquisa do mês reforçam a seriedade do tema e mostram que há muita gente sob alta tensão no dia a dia

Por Da Redação
17 ago 2024, 06h00
conexao-ansiedade
Brasileiros sofrem com a ansiedade em diferentes níveis (Foto: tontygammy + images/Getty Images/Veja Saúde)
Continua após publicidade

Na matéria Escravos da Ansiedade, capa da edição de julho, exploramos as raízes e as consequências desse problema que só aumenta ao redor do mundo e pode gerar sofrimento intenso. Democrática, a ansiedade afeta pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais, como confirma o resultado da nossa enquete sobre o assunto.

Quase 90% dos participantes afirmam que se sentem ansiosos. Mais de 45% realizam ou já realizaram algum acompanhamento profissional, e 26% reconhecem o sentimento exacerbado, mas ainda não procuraram ajuda. E há também quem assuma ter ansiedade, mas não em um nível patológico.

O que faz todo o sentido: é normal que a tensão apareça, e ela até pode ser positiva em momentos que exigem uma dose extra de preocupação. O problema é quando a ansiedade provoca prejuízos na rotina e faz surgirem sintomas físicos ou psíquicos que afetam a qualidade de vida. Nesse caso, o ideal é buscar atendimento especializado.

grafico-ansiedade
(Foto: tontygammy + images/Getty Images / Gráfico: Editoria de arte/Veja Saúde/Veja Saúde)

Palavra do leitor

Estou nas minhas férias escolares, e aproveitei para ler a edição de abril (um pouco atrasada). Quero dizer que amei ver uma das minhas sugestões de pauta na revista: uma matéria sobre a síndrome do intestino irritável. Convivo com ela desde 2016, e ainda adéquo a alimentação e os cuidados com a mente em prol da minha saúde. É um exercício diário de força de vontade. Também adorei a reportagem de capa [sobre as tendências da nutrição], e fiquei muito curiosa para conhecer o Guia Alimentar para a População Brasileira. A revista como um todo está ótima, como de costume. Obrigada por trazerem conhecimento de forma prazerosa.
Erica Rizzotto, por e-mail

Continua após a publicidade

O tipo de mensagem que aquece o coração. Agradecemos pelas palavras, Erica!

Reduzir [a ansiedade] ao uso de telas é simplificar um problema que não é simples. Nosso modo de vida e tudo o que isso envolve (relações, economia etc.) são favoráveis a um aumento significativo de ansiedade na população como um todo.
Nathália Cristine Silva, via Instagram, sobre a matéria Escravos da Ansiedade

Tem alguma dúvida? Mande pra gente!

Nosso portal tem um espaço dedicado ao esclarecimento de questões sobre medicina, alimentação, saúde mental e outros temas

boa-pergunta
(Ilustração: Editoria de arte/Veja Saúde/Veja Saúde)

Não é novidade para ninguém que, com as redes sociais, a desinformação explodiu. Basta uma breve passeada por qualquer plataforma para encontrar vídeos ensinando protocolos “naturais” e outros métodos “infalíveis” para emagrecer, tratar dores, curar depressão

No meio dessa enxurrada de conteúdos, muitos deles duvidosos, pode ser difícil encontrar orientação adequada. Então conte com a equipe de VEJA SAÚDE para tirar suas dúvidas de uma maneira confiável, com apuração jornalística e a palavra de profissionais realmente especializados.

No blog Boa Pergunta, respondemos a questões enviadas pelos leitores sobre os mais variados assuntos. Já passaram por ali dúvidas sobre uso de protetor solar, endometriose, próteses de silicone, posições para o bebê dormir, higiene pessoal, e por aí vai. Para participar, envie sua pergunta por e-mail ou pelas nossas redes sociais. Estamos a postos para ajudar!

Assine a newsletter de VEJA SAÚDE

Ainda falando sobre excesso de informação, às vezes a gente se perde no meio de tantas notícias, certo? Nesse sentido, criamos um boletim semanal enviado por e-mail com matérias selecionadas para você. A newsletter de VEJA SAÚDE é disparada toda segunda-feira, com textos da revista e do site, colunas de especialistas e as discussões mais quentes do mundo da saúde. Para assinar, preencha o formulário abaixo:

Continua após a publicidade
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.