PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

A verdadeira razão para acordar na mesma hora toda madrugada

Resposta não é mística e nem indica problemas de saúde, mas sim um processo natural do corpo: os ciclos do sono

Por Valentina Bressan
5 set 2024, 09h09
acordar-3-horas-da-madrugada-toda-noite-sono-rem-insonia
Paradoxalmente, preocupar-se que está acordando sempre às 3 horas pode ser um problema maior para seu sono do que o próprio fato de acordar nesse horário (tirachardz/Freepik)
Continua após publicidade

A cena é conhecida: o personagem do filme de terror desperta de supetão às 3 horas da madrugada, acordado por um trovão ou algum outro alerta macabro. Nesse momento, o telespectador já tem certeza que o que vem a seguir não é nada bom.

Fora das telas, acordar sempre no mesmo horário durante a noite também pode gerar curiosidade e temor: afinal, há algum problema de saúde nisso? E é possível regular o sono para dormir melhor?

Qual o significado de acordar no mesmo horário na madrugada?

Por mais que a coincidência possa parecer estranha, a ciência diz que não há significado específico em despertar todos os dias no mesmo horário na madrugada. É normal acordar algumas vezes durante a noite, e quanto à hora, qualquer que seja, não passa disso mesmo: coincidência.

O sono é dividido em quatro ciclos – ninguém passa oito horas diretas em sono profundo, por exemplo. Ao final de cada ciclo, é normal acordar naturalmente e, em geral, são apenas alguns segundos despertos. O ideal é voltar a dormir em até 10 minutos.

Fatores como estresse e ansiedade podem dificultar o retorno ao estado de descanso, e a recomendação de especialistas é justamente evitar checar o horário ou se preocupar.

+Leia também: Como fazer higiene do sono: 8 passos para dormir melhor já

Ou seja: se você desperta sempre às 3 horas, por exemplo, talvez o problema maior seja a própria atenção ao relógio. Paradoxalmente, se preocupar demais em dormir bem pode tornar mais difícil ter um sono de qualidade.

Continua após a publicidade

Conheça os ciclos do sono

Existem quatro ciclos de sono, que em geral duram de 90 a 120 minutos. A cada noite de sono, o corpo costuma completar de 4 a 6 ciclos. Os primeiros estágios são mais leves.

A fase N1 é a transição para o sono e dura poucos minutos. Já o estágio N2 é a fase intermediária, em que a frequência cardíaca e a respiração seguem um ritmo de desaceleração.

O sono profundo ocorre no estágio N3. Fica mais difícil despertar nessa etapa, que é especialmente importante para a reparação dos tecidos do corpo, ativação dos hormônios do crescimento e otimização de processos cognitivos importantes – como a memória.

Chamada de sono REM, a última etapa do ciclo é quando os sonhos ocorrem. O cérebro passa do sono profundo para uma atividade parecida com a que ocorre quando se está acordado. Batimentos cardíacos, pressão e respiração aceleram. O ciclo recomeça quando termina a fase REM.

Continua após a publicidade

Quando despertar à noite é sinal de problemas?

Se a frequência com que se desperta em cada noite se torna muito grande ou a dificuldade para voltar a dormir prevalece, isso pode ser sinal de distúrbios de saúde. Os grandes inimigos do descanso – e maiores causadores de insônia – são o estresse e a ansiedade.

Outro obstáculo é a apneia do sono. A condição faz com que a pessoa pare de respirar enquanto dorme. Roncar e acordar engasgando são sintomas da doença, que deve ser avaliada e tratada por médicos.

A diurese noturna – vontade de fazer xixi que faz a pessoa levantar durante a noite – também prejudica o sono. É mais comum entre idosos e grávidas. Variações hormonais, como as causadas pela menopausa ou pelo hipertireoidismo, podem afetar o conforto na hora de dormir.

Nesses casos, vale procurar um médico para realizar exames específicos e ter as recomendações certas para cada situação.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.