Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Um novo livro para proteger seus peitos do câncer de mama

Em “Peitos: O Manual da Proprietária”, uma cirurgiã ensina que dá para evitar essa doença. Ela também aborda o diagnóstico precoce e o tratamento

Por Maria Tereza Santos - Atualizado em 31 out 2019, 18h15 - Publicado em 31 out 2019, 18h08

Você já deve ter se deparado, principalmente no Outubro Rosa, com textos na internet sobre “o segredo para evitar o câncer de mama”. Na visão da cirurgiã americana Kristi Funk, a maior arma para combater essa enfermidade que tanto assusta as mulheres é a informação.

No livro Peitos: O Manual da Proprietária (clique para comprar), a especialista, conhecida por ter operado a cantora Sheryl Crow e a atriz Angelina Jolie, se propõe a munir o público feminino de conhecimento sobre os tumores que atingem os seios. Ela traz maneiras de escapar desse tumor e, também, sobre como elevar ao máximo as chances de sucesso no tratamento.

A obra é dividida em quatro partes. Inicialmente, a autora apresenta dados básicos sobre os seios e sua anatomia — aqui, há espaço inclusive para o bê-á-bá do autoexame. Ela também desmente mitos sobre supostas causas do câncer, como sutiã apertado, desodorante antitranspirante, piercing no mamilo etc.

Em seguida, Kristi compartilha o que fazer para afastar os reais fatores de risco por trás da doença. A ideia é salientar que o surgimento do câncer de mama não é 100% incontrolável ou fruto do destino. Pelo contrário: os casos hereditários respondem por 5% a 10% dos diagnósticos.

De acordo com a autora, dieta balanceada e atividades físicas são as atitudes mais benéficas nesse sentido. A médica indica o consumo de alimentos com fitoquímicos — moléculas derivadas de vegetais — e antioxidantes e lista o que é essencial comer para se proteger. Além disso, mostra o porquê de maneirar em doces, gorduras ruins, álcool e carne vermelha.

Continua após a publicidade

Ainda assim, há fatores que elevam o risco de câncer de mama e que não conseguimos interferir. Eles viraram tema da terceira parte do livro. Alguns são conhecidos: idade, menopausa, primeira menstruação precoce, hereditariedade, mutações genéticas e por aí vai.

Agora, sabia que altura, integridade dos ossos, raça e densidade dos seios também estão associadas ao aparecimento de células cancerosas? Kristi explica porque tudo isso está ligado à doença.

Ela aproveita a deixa para dar uma visão geral do que são as terapias preventivas e as intervenções cirúrgicas para quem tem alta probabilidade de desenvolver câncer de mama ao longo dos anos — como Angelina Jolie, por exemplo.

E claro: o livro dá espaço para exames de diagnóstico (mamografia, ressonância magnética e ultrassom), tratamentos e os cuidados que as pacientes devem adotar para o resto da vida. Tudo isso está na quarta e última parte da obra.

O livro de Kristi Funk não entrega um otimismo puro e sem embasamento. Sua meta — alcançada com sucesso — é trazer informações criteriosas que empoderam a mulher na busca por saúde e bem-estar. Nas palavras da própria autora, ele “substitui o medo por alegria e confiança”.

FICHA TÉCNICA

Peitos: O Manual da Proprietária
Autora: Kristi Funk
Editora: Planeta
Páginas: 416

Continua após a publicidade
Publicidade