Suplementos de cranberry curam infecção urinária? Entenda
Produto à base da frutinha famosa no enfrentamento desse quadro carece de evidências robustas contra infecções, mas pode trazer outros benefícios

O suco de cranberry é uma tradicional receita contra infecções urinárias, especialmente fora do Brasil.
Mesmo com evidências científicas de que a técnica de fato funciona, tamanha fama rendeu uma busca pela versão “bombada” da frutinha: os suplementos de cranberry.
Geralmente vendidos em cápsulas, esses produtos garantem potencializar ainda mais os benefícios encontrados na bebida. Mas será que isso é verdade?
+ Leia também: Infecção urinária: o que é, os sintomas e o tratamento
Suplemento de cranberry ajuda contra a infecção urinária?
O produto esbarra na mesma limitação do suco da frutinha quando se trata da promessa de combate à infecção urinária: os estudos tentando comprovar esse benefício são um tanto ambíguos. Há evidências escassas de que efetivamente faça alguma diferença positiva e, na maior parte das vezes, o uso parece ser indiferente.
Em tese, as propriedades por trás do cranberry poderiam, sim, ajudar a prevenir casos de infecções urinárias.
A fruta é rica em polifenóis, que são importantes para reforçar a imunidade. Além disso, o cranberry conta com uma substância chamada proantoacianidina, que – além de ser um antioxidante – facilitaria a eliminação de bactérias pela urina.
No entanto, mesmo que esses benefícios possam existir, eles devem ser encarados principalmente do ponto de vista da prevenção. Não há ciência robusta que permita considerar o suco ou o suplemento um tratamento eficaz para a infecção urinária já instalada, nem certeza de qual dosagem ajudaria nesse sentido.
+Leia também: Frutas vermelhas são um tesouro para a saúde
Quais são os benefícios reais?
Como ocorre com outras frutas vermelhas, o cranberry é rico em antioxidantes, que protegem o corpo dos danos causados pelos radicais livres – associados ao envelhecimento precoce, à propensão a doenças degenerativas e até a alguns tipos de câncer.
Em relação à fruta in natura e ao suco feito com ela, a grande vantagem do suplemento é que essas substâncias benéficas à saúde estão presentes em maior concentração. Ou seja, há uma dose mais significativa quando se considera o mesmo volume encontrado na fruta.
O suplemento também não costuma ter muitas contraindicações, o que facilita seu uso com menos temor. No entanto, como ocorre com qualquer composto desse tipo, vale ouvir um profissional de saúde antes de iniciar a suplementação. Mesmo quando não há problemas em utilizar um produto, ele pode ser desnecessário, tornando-se um desperdício de dinheiro.