O sangue na urina, também chamado de hematúria, é um sintoma de algum outro problema de saúde que afeta parte do sistema urinário ou reprodutivo.
Um sinal de alerta que pode ser assustador, ele pode até ser identificado a olho nu pela alteração na cor do xixi. Mas entender as causas de fundo exige exames complementares, já que uma grande variedade de condições pode levar à hematúria.
Conheça algumas possíveis causas para o sangue na urina.
1. Infecções urinárias
Uma das causas mais comuns de sangue na urina, as infecções do trato urinário podem causar o problema. Mais frequentes em pessoas do sexo feminino (embora possam acometer qualquer um), essas infecções costumam ser acompanhadas de dores ao urinar.
+Leia também: Infecção urinária: o que é, os sintomas e o tratamento
2. Pielonefrite
Uma infecção urinária que avançou ainda mais que o normal pode alcançar até os rins, gerando uma pielonefrite. As infecções renais costumam ser complicações de bactérias como a E. coli e o Staphylococcus, mas podem envolver outros patógenos.
3. Cálculos renais (ou em outra parte do sistema urinário)
A formação de pedras em algum ponto do trato urinário pode causar obstruções, dores e sangramentos. Embora os cálculos renais sejam ais famosos, eles também podem se formar na bexiga ou no ureter (canais que conectam os rins à bexiga).
4. Cistite
Inflamação na bexiga que pode ou não ter origem infecciosa. Quando não há influência de uma infecção urinária, a cistite pode estar relacionada à menopausa, uso de cateter ou de alguns espermicidas, por exemplo.
5. Alterações na próstata
Condições que levam a um aumento da próstata, mesmo as chamadas hipertrofias benignas, podem levar à eliminação de sangue na urina.
6. Endometriose
Essa condição que leva o revestimento do útero a crescer fora do órgão também pode causar a hematúria.
+Leia também: Tudo que você precisa saber sobre a endometriose
Como tratar o sangue na urina?
O sangue na urina é um sintoma de outra condição de saúde. Ou seja, tratá-lo passa por identificar o problema de fundo – isso exige exames de sangue, de urina e de imagem, para verificar possíveis infecções e alterações morfológicas que expliquem o sangramento.
Conforme a causa de fundo, podem ser indicados medicamentos, como antibióticos, abordagens mais conservadoras ou até cirurgias.
Busque sempre orientação médica. Em alguns casos, ele pode ser um sinal inócuo (a hematúria pode ocorrer, por exemplo, em paralelo à menstruação normal) e, em outros, pode ser até sinal de algo mais grave do que os problemas listados acima, como tumores. Só o médico pode avaliar o quadro corretamente e indicar o caminho a seguir.