Namorados: Assine Digital Completo por 1,99

Pré-eclâmpsia dobra o risco de doenças cardíacas por até 10 anos

Esse tipo de complicação na gravidez foi relacionado a panes no coração das mulheres

Por Vand Vieira
Atualizado em 22 out 2018, 13h36 - Publicado em 25 fev 2017, 15h02
pre-eclampsia-aumenta-risco-de-doencas-cardiovasculares
Pré-eclâmpsia pode gerar problemas cardiovasculares em longo prazo, diz estudo (Foto: Getty Images/)
Continua após publicidade

Caracterizada pelo aumento da pressão arterial em gestantes com mais de 20 semanas, a pré-eclâmpsia acomete de 5 a 10% das futuras mamães e pode gerar sérias complicações à saúde delas e dos bebês. Ainda bem que, quando bem cuidado, o problema é contornável e geralmente desaparece nos primeiros três meses que sucedem o parto.

No entanto, um levantamento publicado no periódico cientifico Circulation: Quality and Outcomes sugere que a simples aparição do quadro indica um coração sobrecarregado. Depois de checar mais de 20 estudos, cientistas da Universidade de Keele, no Reino Unido, concluíram que mulheres já diagnosticadas com pré-eclâmpsia estão duas vezes mais propensas a infarto e doenças cardiovasculares e quatro vezes mais suscetíveis à insuficiência cardíaca. Ao todo, 6,5 milhões de voluntárias foram analisadas.

De modo geral, esse risco de um piripaque no peito começou a aumentar com cerca de um ano do nascimento do bebê, sendo maior ao longo da primeira década. “Por isso, é importante adotar um estilo de vida saudável e passar por um checkup regularmente, mesmo que a pressão volte ao normal”, disse a ginecologista e obstetra Pensee Wu, condutora do estudo, em comunicado à imprensa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.