Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O que é a flebite, inflamação dolorosa das veias

Mesmo que pareça um incômodo superficial, esse quadro exige atenção médica, pois pode causar complicações graves dependendo da região afetada

Por João Antonio Streb
18 set 2024, 17h30
flebite-acesso-intravenoso
Cateteres intravenosos para aplicação de medicação estão entre as causas frequentes de flebite (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Flebite é um nome que vem de phléps, a palavra grega para descrever os vasos sanguíneos, e se refere precisamente a uma inflamação que ocorre nas paredes internas das veias.

Esse quadro pode evoluir para a formação de pequenos coágulos sanguíneos, conhecidos como trombos, com diferentes complicações conforme a parte do corpo afetada. Nas veias superficiais da pele, é uma tromboflebite. Mas, se os coágulos ocorrerem no interior da musculatura, estamos diante de uma trombose venosa profunda.

Nos casos que atingem o patamar de trombose, há risco de os coágulos desencadearem quadros de embolia, potencialmente fatais. Por isso, mesmo que a flebite pareça um incômodo passageiro em muitos casos, é importante que receba atenção médica.

+Leia também: Trombose: o que é, sintomas, causas e tratamento

Quais são as causas da flebite?

A inflamação nas veias pode ocorrer por causa de infecções, redução do fluxo sanguíneo e traumas. Ela é comumente relacionada ao uso de cateteres intravenosos para aplicação de medicação, já que a agulha pode causar irritação no interior da veia.

Além desta reação, separamos alguns fatores que podem levar a flebite:

Imobilidade e sedentarismo

Períodos longos sem movimentos, como viagens, ou pouca movimentação ao longo do cotidiano podem levar à estase venosa, que é a redução do fluxo sanguíneo, o que aumenta o risco de flebite e tromboflebite.

Continua após a publicidade

Obesidade e sobrepeso

O excesso de peso tende a dificultar a circulação do sangue, além de aumentar a chance de hábitos sedentários.

Tabagismo

O cigarro causa o estreitamento das veias e lesa o endotélio, que é um revestimento fino no interior dos vasos sanguíneos.

Fatores genéticos e histórico de doenças cardiovasculares na família também ligam um sinal de alerta em relação à flebite.

Quais são os principais sintomas de flebite?

Os sintomas não fogem muito do quadro conhecido de inflamações: dor, vermelhidão, calor e inchaço na região afetada. Além desses pontos, é comum que ocorra o endurecimento e que a veia se sobressalte e fica saliente na pele, semelhante a estrias.

Enquanto a flebite superficial costuma atingir a pele, mais visível e mais fácil de tratar, a flebite profunda tende a afetar veias maiores e internas, não sendo tão aparente.

Para confirmar o quadro de flebite, visando definir o tipo e o tratamento adequado, é necessário uma consulta médica com teste clínico, análise do histórico familiar e pessoal de doenças e exames de imagem para localizar os coágulos.

Continua após a publicidade

Como é o tratamento para flebite?

Nos casos mais amenos, a flebite pode regredir com repouso e elevação dos membros afetados. Também é recomendado o uso de compressas mornas e meias de compressão para estimular o funcionamento pleno do sistema cardiovascular.

Em casos mais avançados, também são prescritos medicamentos para aliviar os sintomas, como anti-inflamatórios não esteroidais e analgésicos. Se está ocorrendo a formação de trombos, utilizam-se também anticoagulantes.

Em casos graves, pode ocorrer a remoção cirúrgica de veias varicosas (dilatadas) e a colocação de um filtro de coágulos.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.