O que é a flebite, inflamação dolorosa das veias
Mesmo que pareça um incômodo superficial, esse quadro exige atenção médica, pois pode causar complicações graves dependendo da região afetada
Flebite é um nome que vem de phléps, a palavra grega para descrever os vasos sanguíneos, e se refere precisamente a uma inflamação que ocorre nas paredes internas das veias.
Esse quadro pode evoluir para a formação de pequenos coágulos sanguíneos, conhecidos como trombos, com diferentes complicações conforme a parte do corpo afetada. Nas veias superficiais da pele, é uma tromboflebite. Mas, se os coágulos ocorrerem no interior da musculatura, estamos diante de uma trombose venosa profunda.
Nos casos que atingem o patamar de trombose, há risco de os coágulos desencadearem quadros de embolia, potencialmente fatais. Por isso, mesmo que a flebite pareça um incômodo passageiro em muitos casos, é importante que receba atenção médica.
+Leia também: Trombose: o que é, sintomas, causas e tratamento
Quais são as causas da flebite?
A inflamação nas veias pode ocorrer por causa de infecções, redução do fluxo sanguíneo e traumas. Ela é comumente relacionada ao uso de cateteres intravenosos para aplicação de medicação, já que a agulha pode causar irritação no interior da veia.
Além desta reação, separamos alguns fatores que podem levar a flebite:
Imobilidade e sedentarismo
Períodos longos sem movimentos, como viagens, ou pouca movimentação ao longo do cotidiano podem levar à estase venosa, que é a redução do fluxo sanguíneo, o que aumenta o risco de flebite e tromboflebite.
Obesidade e sobrepeso
O excesso de peso tende a dificultar a circulação do sangue, além de aumentar a chance de hábitos sedentários.
Tabagismo
O cigarro causa o estreitamento das veias e lesa o endotélio, que é um revestimento fino no interior dos vasos sanguíneos.
Fatores genéticos e histórico de doenças cardiovasculares na família também ligam um sinal de alerta em relação à flebite.
Quais são os principais sintomas de flebite?
Os sintomas não fogem muito do quadro conhecido de inflamações: dor, vermelhidão, calor e inchaço na região afetada. Além desses pontos, é comum que ocorra o endurecimento e que a veia se sobressalte e fica saliente na pele, semelhante a estrias.
Enquanto a flebite superficial costuma atingir a pele, mais visível e mais fácil de tratar, a flebite profunda tende a afetar veias maiores e internas, não sendo tão aparente.
Para confirmar o quadro de flebite, visando definir o tipo e o tratamento adequado, é necessário uma consulta médica com teste clínico, análise do histórico familiar e pessoal de doenças e exames de imagem para localizar os coágulos.
Como é o tratamento para flebite?
Nos casos mais amenos, a flebite pode regredir com repouso e elevação dos membros afetados. Também é recomendado o uso de compressas mornas e meias de compressão para estimular o funcionamento pleno do sistema cardiovascular.
Em casos mais avançados, também são prescritos medicamentos para aliviar os sintomas, como anti-inflamatórios não esteroidais e analgésicos. Se está ocorrendo a formação de trombos, utilizam-se também anticoagulantes.
Em casos graves, pode ocorrer a remoção cirúrgica de veias varicosas (dilatadas) e a colocação de um filtro de coágulos.