Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O que é a dermatite ocre, quais suas causas e tratamentos

Condição afeta principalmente as pernas e está associada a problemas de circulação

Por Yasmmin Ferreira
28 Maio 2024, 17h50

A dermatite ocre, também conhecida como dermatite de estase ou dermatite gravitacional, é uma condição cutânea que ocorre principalmente nas pernas, logo abaixo dos joelhos. O incômodo está associado a problemas crônicos de circulação.

Esse tipo de dermatite é caracterizado por uma coloração marrom-avermelhada na pele. Isso é causado pelo acúmulo de hemossiderina, um pigmento resultante da degradação da hemoglobina que extravasou pelos vasos sanguíneos danificados.

Como saber se tenho dermatite ocre?

Os sintomas comuns da dermatite ocre incluem descoloração da pele – que assume uma tonalidade semelhante à ferrugem – inchaço ao redor dos tornozelos, coceira, manchas escurecidas e pele seca e descamativa.

Por se tratar de uma inflamação, é recomendado estar atento aos sinais do seu corpo de maneira geral. E, caso suspeite que está enfrentando esses sintomas, é aconselhável procurar um dermatologista ou um médico vascular para avaliação e tratamento adequados.

+Leia também: Mulheres precisam zelar pela saúde vascular, e isso vai além das varizes

O que causa a dermatite ocre?

A dermatite ocre geralmente é causada pela insuficiência venosa crônica (IVC), um problema em que as veias das pernas têm dificuldade em levar o sangue de volta ao coração. Isso leva ao acúmulo de sangue nos membros inferiores e à pressão aumentada.

Com o tempo, essa pressão pode fazer com que as células sanguíneas vazem para os tecidos ao redor, o que leva ao acúmulo da já citada hemossiderina.

As causas subjacentes da IVC incluem idade avançada, obesidade, histórico familiar, gravidez, sedentarismo e tabagismo. Fatores como traumas, coágulos sanguíneos e inflamação das veias também podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

Quais os tratamentos possíveis?

O tratamento da dermatite ocre visa principalmente aliviar os sintomas, reduzir a progressão da condição e tratar a causa de fundo.

Continua após a publicidade

Alguns dos tratamentos possíveis incluem:

  • Compressão: o uso de meias de compressão graduadas ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo nas veias das pernas, reduzindo o inchaço e a pressão sobre a pele.
  • Cuidados com a pele: manter a pele limpa e hidratada previne complicações como infecções secundárias. Além disso, evitar a exposição prolongada ao calor, como banhos quentes, pode ser benéfico, pois a temperatura elevada aumenta a inflamação.
  • Medicamentos tópicos: O uso de cremes ou pomadas contendo corticosteroides pode ajudar a reduzir a inflamação e a coceira associadas à dermatite ocre. Use sob orientação médica.
  • Tratamentos para a insuficiência venosa crônica: pode ser necessário tratar a causa subjacente da dermatite ocre. Isso talvez resulte em procedimentos para fechar ou remover veias varicosas, como escleroterapia, laser ou cirurgia.

É importante consultar um médico ou dermatologista para avaliação e orientação adequadas sobre o tratamento mais recomendado para o seu caso específico.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.