Nervo ciático inflamado: qual a melhor posição para dormir com esta dor?
Não existe fórmula que funcione para todas as pessoas, mas alguma dessas alternativas pode ajudar a aliviar o seu incômodo

A inflamação no nervo ciático é um problema doloroso que afeta muito a qualidade de vida. E um dos momentos em que o incômodo tende a ser mais prejudicial é na hora de ir dormir. Afinal, existe uma posição melhor para passar a noite com menos dores?
Infelizmente, não existe uma receita infalível. Como o ciático é um nervo muito grande, que se estende da lombar até os pés, as características da dor de cada pessoa podem variar conforme a localização específica da inflamação e a origem do problema.
Ou seja: sem uma resposta única, pode ser necessário recorrer à tentativa e erro, e contar sempre com orientação médica na hora de testar diferentes posições. Saiba mais sobre as principais alternativas, como elas podem ajudar, e os pontos de atenção de cada uma delas.
+Leia também: Nervo ciático inflamado: quais os sintomas e como aliviar
Posição fetal

Dormir-se de lado com o corpo recurvado em um formato que lembra a letra C, enquanto você puxa os joelhos na direção do peito, costuma ser a primeira recomendação para buscar aliviar a dor. É aquela que geralmente funciona para mais pessoas.
A explicação para a posição fetal ter altas taxas de sucesso no alívio da dor é reduzir a pressão sobre o nervo, pelo reposicionamento das vértebras.
De lado

Nem sempre a posição fetal será a mais confortável em todos os casos. Algumas pessoas preferem deitar-se apenas de lado, sem dobrar o corpo, evitando colocar peso sobre o lado mais afetado pela dor. Um travesseiro no meio dos joelhos costuma ajudar.
De costas

Essa alternativa pode ser uma solução para quem não consegue adormecer de lado, mas também sente a dor piorar quando dorme de bruços.
Aqui, a recomendação é colocar um travesseiro embaixo dos joelhos para aliviar a pressão sobre a região lombar.
De bruços

Essa talvez seja a posição mais polêmica. Em muitos casos, dormir de bruços piora a dor ciática, mas alguns pacientes com incômodos na região do pescoço relatam alívio.
A dica é tentar manter todo o tronco inclinado com travesseiros, e não apenas o pescoço, para evitar flexioná-lo de uma maneira que possa criar outros problemas.
Outras dicas
Além da posição, dormir com o ciático inflamado pode ser agravado pelas condições da sua cama. Colchões muito macios devem ser evitados, já que o corpo “afunda” e a coluna fica desalinhada, aumentando a pressão sobre o nervo.
+Leia também: Colchão: como escolher o modelo ideal
Outro aspecto importante é garantir que você tenha travesseiros suficientes. Boa parte das posições acima pode se beneficiar pelo uso de um travesseiro não só sob a cabeça e pescoço, mas também na região dos joelhos, seja embaixo ou entre eles (para quem dorme de lado).
Em alguns casos, travesseiros de corpo inteiro, aqueles nos quais a pessoa se abraça, também podem ser úteis para acertar a posição mais confortável.
Lembre-se de sempre contar com orientação médica sobre as melhores maneiras de dormir sem agravar a dor, além dos possíveis tratamentos que podem resolver a inflamação no seu caso.