Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Miss Espírito Santo morre por complicações de trombose; entenda o risco

Nabila Furtado foi vítima de coágulos que podem se desprender e "viajar" pelo corpo, provocando AVC ou embolia pulmonar

Por Maurício Brum
23 abr 2025, 15h05
nabila-furtado-miss
Problema surgiu em decorrência de um câncer de mama diagnosticado em 2020 (Redes sociais/Reprodução)
Continua após publicidade

Nabila Furtado, 35 anos, ex-primeira dama de Cariacica e ex-miss Espírito Santo, morreu na noite de terça-feira (22) após complicações de um quadro de trombose. Ela passou um mês internada para tratar o problema, e estava se recuperando em casa quando sofreu a nova crise.

A trombose de Nabila, que afetou a região do ombro, originalmente foi identificada como um quadro relacionado a um câncer de mama, diagnosticado ainda em 2020. Já a complicação que acabou provocando a morte foi uma embolia pulmonar.

+Leia também: O que é embolia pulmonar? Veja causas, sintomas e tratamentos

O que é a trombose

Trombose é o nome dado à condição caracterizada pela formação de um coágulo que obstrui algum vaso sanguíneo pelo corpo. Esses coágulos são conhecidos pelos médicos como trombos, daí o nome da condição.

O trombo pode surgir sem causar problemas mais sérios: com frequência, os coágulos são dissolvidos pelo próprio corpo. Quando isso não ocorre, porém, podem surgir obstruções dolorosas, que levam a inchaços e alterações potencialmente fatais.

Diferentes questões de saúde podem levar a uma trombose, desde traumas e cirurgias, passando por questões genéticas. Até mesmo ficar muito tempo em uma posição, como em um longo voo de avião, pode provocar a condição.

Continua após a publicidade

A trombose também é uma complicação recorrente em pacientes oncológicos, caso de Nabila Furtado, devido à maior propensão a desenvolver disfunções na coagulação – tanto pela doença em si quanto pela resposta do corpo aos diversos tratamentos.

+Leia também: Trombose: o que é, sintomas, causas e tratamento

Como a trombose pode matar?

A obstrução do fluxo sanguíneo causada pelo trombo pode levar a complicações de maior ou menor intensidade, dependendo do local onde está o coágulo. Os maiores riscos ocorrem quando o trombo se desprende e percorre o corpo, podendo atingir órgãos vitais.

Se isso acontece, o coágulo pode atingir a região cerebral e levar a um AVC, por exemplo. Ou, como ocorreu no caso da miss Espírito Santo, pode afetar o aparelho respiratório, provocando um tromboembolismo pulmonar.

Continua após a publicidade

Os dois casos são emergências médicas que precisam de atendimento imediato e podem matar diante do atraso ou ausência de tratamento.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.