Miss Espírito Santo morre por complicações de trombose; entenda o risco
Nabila Furtado foi vítima de coágulos que podem se desprender e "viajar" pelo corpo, provocando AVC ou embolia pulmonar

Nabila Furtado, 35 anos, ex-primeira dama de Cariacica e ex-miss Espírito Santo, morreu na noite de terça-feira (22) após complicações de um quadro de trombose. Ela passou um mês internada para tratar o problema, e estava se recuperando em casa quando sofreu a nova crise.
A trombose de Nabila, que afetou a região do ombro, originalmente foi identificada como um quadro relacionado a um câncer de mama, diagnosticado ainda em 2020. Já a complicação que acabou provocando a morte foi uma embolia pulmonar.
+Leia também: O que é embolia pulmonar? Veja causas, sintomas e tratamentos
O que é a trombose
Trombose é o nome dado à condição caracterizada pela formação de um coágulo que obstrui algum vaso sanguíneo pelo corpo. Esses coágulos são conhecidos pelos médicos como trombos, daí o nome da condição.
O trombo pode surgir sem causar problemas mais sérios: com frequência, os coágulos são dissolvidos pelo próprio corpo. Quando isso não ocorre, porém, podem surgir obstruções dolorosas, que levam a inchaços e alterações potencialmente fatais.
Diferentes questões de saúde podem levar a uma trombose, desde traumas e cirurgias, passando por questões genéticas. Até mesmo ficar muito tempo em uma posição, como em um longo voo de avião, pode provocar a condição.
A trombose também é uma complicação recorrente em pacientes oncológicos, caso de Nabila Furtado, devido à maior propensão a desenvolver disfunções na coagulação – tanto pela doença em si quanto pela resposta do corpo aos diversos tratamentos.
+Leia também: Trombose: o que é, sintomas, causas e tratamento
Como a trombose pode matar?
A obstrução do fluxo sanguíneo causada pelo trombo pode levar a complicações de maior ou menor intensidade, dependendo do local onde está o coágulo. Os maiores riscos ocorrem quando o trombo se desprende e percorre o corpo, podendo atingir órgãos vitais.
Se isso acontece, o coágulo pode atingir a região cerebral e levar a um AVC, por exemplo. Ou, como ocorreu no caso da miss Espírito Santo, pode afetar o aparelho respiratório, provocando um tromboembolismo pulmonar.
Os dois casos são emergências médicas que precisam de atendimento imediato e podem matar diante do atraso ou ausência de tratamento.