Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Hemorroida: conheça 5 causas para o problema

Comportamentos cotidianos, como beber pouca água ou passar muito tempo sentado no vaso sanitário, podem resultar no problema

Por Valentina Bressan
30 abr 2025, 18h00
hemorroida-vaso-sanitario
Levar o celular, um livro ou o jornal para o banheiro não é recomendado, já que passar muito tempo no vaso pode gerar hemorroidas (Gpointstudio/Freepik)
Continua após publicidade

As hemorroidas são um problema de saúde caracterizado pela dilatação anormal de vasos sanguíneos da região anal. E podem ser bastante incômodas, por vezes levando até a cirurgia.

Além dos tratamentos locais, a principal estratégia para remediar o incômodo é evitar os hábitos que causam a doença.

Apesar de poder ser uma consequência da gravidez, da genética ou da obesidade, outros motivos para o surgimento das hemorroidas estão ligados aos costumes no banheiro – ou na mesa.

Conheça algumas das causas para as hemorroidas e saiba como evitar a condição.

+Leia também: Conheça 5 sintomas comuns das hemorroidas

1. Prisão de ventre

A constipação, popularmente chamada de prisão de ventre, é campeã entre as responsáveis pelas hemorroidas. Quando a pessoa não evacua regularmente, é necessário fazer cada vez mais força quando vai ao banheiro.

Assim, os vasos sanguíneos na região anal recebem mais sangue do que o normal, levando ao inchaço e à inflamação que causam as protuberâncias conhecidas como hemorroidas.

2. Dieta inadequada

Outro fator relacionado tanto à prisão de ventre quanto ao surgimento de hemorroidas são os hábitos pouco saudáveis à mesa. Uma dieta pobre em fibras e com baixa ingestão de líquidos prejudica o trânsito intestinal e faz com que as fezes fiquem endurecidas.

Continua após a publicidade

Assim, a hora de ia ao banheiro se torna um sacrifício. Todo esse esforço para fazer cocô acaba prejudicando os vasos sanguíneos e causa hemorroidas.

3. Sedentarismo

Passar muito tempo sentado e não priorizar o movimento no cotidiano é a receita perfeita para ter problemas de saúde. Um deles são as hemorroidas, já que o sedentarismo prejudica a regularidade com que se vai ao banheiro e eleva a pressão sobre todo o sistema vascular e os órgãos.

A falta de atividade física também pode levar à obesidade. Nesse caso, o peso da gordura abdominal é o responsável pelo peso sobre as veias sanguíneas anais. O mesmo ocorre durante a gravidez, quando o feto provoca pressão na parte inferior do abdômen.

4. Ficar muito tempo na privada

Passar muito tempo sentado já não é o ideal se o objetivo é evitar as hemorroidas. Ficar longos períodos na privada, muitas vezes, fazendo esforço para evacuar, é sinal de problemas.

Continua após a publicidade

Evite levar o celular, o jornal, alguma revista ou livro para o banheiro. Essas distrações podem prolongar o tempo nessa posição que aumenta a vascularização no ânus.

5. Ignorar sinais de que é hora de ir ao banheiro

Quem sofre do problema chamado popularmente de “síndrome do intestino tímido” pode ter dificuldade de fazer cocô fora de casa. A situação também é comum quando se está em um lugar diferente, como durante uma viagem.

Não evacuar assim que sente vontade leva a um hábito intestinal desregulado. A ida seguinte ao banheiro vai exigir mais esforço, o que pode afetar as veias da região e, a longo prazo, causar hemorroidas.

 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.