Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Enfim, um exame de urina que detecta a tuberculose

Um teste bem mais simples e preciso de diagnosticar essa doença está sendo desenvolvido – e pode ajudar milhares de pessoas

Por Theo Ruprecht
Atualizado em 29 Maio 2023, 12h25 - Publicado em 15 dez 2017, 12h15
Como saber se tem tuberculose
Um teste de urina foi capaz de detectar essa doença que compromete os pulmões (Foto: Saúde/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Para flagrar a tuberculose, hoje em dia é necessário fazer um teste de pele ou de sangue, que não está disponível em todo lugar e que, acima de tudo, exige experiência dos profissionais. Mas pesquisadores da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, parecem ter encontrado uma alternativa barata, eficaz e simples: um exame de urina moderno.

Em estudos preliminares, os cientistas descobriram que uma molécula – a RB221 – é capaz de detectar e aprisionar uma espécie de açúcar que a bactéria da tuberculose libera no corpo. Então coletaram amostras de xixi de 48 indivíduos com a doença e as colocaram em contato com essa partícula.

Daí veio o resultado animador: a estratégia aumentou a precisão do exame em até mil vezes, garantindo uma sensibilidade superior a 95%. O método chegou até a diferenciar a severidade da enfermidade, o que pode ajudar no tratamento.

Os experts agora precisam expandir seus estudos para mais voluntários e, dentro do possível, simplificar o exame. Se tudo der certo, é possível que em três anos a novidade chegue ao mercado.

O que é tuberculose

Estamos falando de uma doença causada pelas bactérias Mycobacterium e Bacilo de Koch. Esses micro-organismos são transmitidos por contato com fluidos corporais, como secreções nasais.

Continua após a publicidade

A tuberculose afeta principalmente os pulmões e gera tosse seca, cansaço, febre, falta de apetite. Conforme avança e degenera esses órgãos, pode colocar a vida do paciente em risco. No mundo, são mais de 9,6 milhões de casos por ano e 1,5 milhão de mortes – muitas delas no Brasil.

O tratamento envolve o uso prolongado de antibióticos, que pode se estender por seis meses ou até mais. Se a pessoa não abandona o tratamento, consegue se curar.

No entanto, eventuais danos graves ao corpo são irreversíveis. Daí a importância da detecção precoce da tuberculose – e, por consequência, a relevância desse exame de urina.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.