saudeLOGO Created with Sketch.

Dia D de vacinação contra o sarampo em São Paulo acontece no sábado

Saiba qual a idade para tomar a vacina do sarampo no Dia D da campanha de 2019, que acontece no dia 20 de julho

A campanha intermunicipal de vacinação contra o sarampo de 2019 está em andamento na cidade de São Paulo, assim como em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Osasco e Guarulhos. E o Dia D da iniciativa acontece neste sábado, dia 20 de julho, com foco nas pessoas com idade de 15 a 29 anos.

Nessa data, os postos de saúde estarão funcionando das 8h às 17h para oferecer a vacina do sarampo. Para encontrar o local mais próximo da sua casa, clique aqui e digite seu endereço.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo focou a campanha nos paulistas de 15 a 29 anos, porque essa turma é a que possui maior risco de não ter recebido as doses do imunizante adequadamente. Pois é: em alguns casos, os adultos também devem tomar a vacina.

Segundo uma nota da secretaria, mesmo quem já recebeu suas doses anteriormente deve ir aos postos. Isso serve para minimizar o risco de falha vacinal, quando a injeção não faz o organismo produzir anticorpos contra o vírus do sarampo – isso é raro, mas acontece.

Cabe destacar que a vacina está disponível ao longo do ano todo. O calendário atual recomenda que brasileiros de 1 a 29 anos de idade recebam duas doses para efetiva imunização. Você pode conferir o esquema ideal clicando aqui.

Esse é o segundo Dia D na capital paulista em 2019. O primeiro aconteceu em 29 de junho, como parte de uma estratégia para tentar reverter os baixos índices de vacinação contra o sarampo na cidade.

Em virtude da adesão insuficiente à vacinação, o estado de São Paulo já registrou 350 casos confirmados da doença esse ano, segundo o último boletim do Ministério da Saúde. Rio de Janeiro e Pará são outras regiões com surtos ativos da infecção.

Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada

Inicialmente, ela seria finalizada em 12 de julho. Mas, agora, vai até o dia 16 de agosto nos municípios já citados, com diferentes ações das autoridades. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal. Não perca essa chance!