saudeLOGO Created with Sketch.

Casos confirmados de sarampo disparam no Brasil

O mais recente boletim do Ministério da Saúde aponta 426 casos de sarampo – o estado de São Paulo puxa a lista, mas Rio de Janeiro e Pará também preocupam

Infelizmente, o sarampo continua se espalhando pelo Brasil. De acordo com o novo boletim do Ministério da Saúde, de janeiro a 12 de julho de 2019, 426 casos da doença foram confirmados – até 1º de julho, eram 142 episódios.

A maioria das pessoas infectadas até 12 de julho estão no estado de São Paulo: 350. Outras 702 ocorrências seguem em investigação. Duas semanas antes, não mais do que 66 episódios foram confirmados na região. “Podemos observar um acréscimo importante de notificações”, diz o boletim.

Não à toa, a prefeitura da capital realiza uma campanha de vacinação, que está se expandindo para outros municípios, com direito a Dia D no 20 de julho, um sábado. Ainda assim, a adesão está deixando a desejar.

Mas não são só os paulistas que devem se preocupar. De acordo com o Ministério da Saúde, os estados do Rio de Janeiro e Pará também enfrentam surtos ativos.

Em terras fluminenses, 11 pessoas certamente contraíram sarampo em 2019. Outras 18 seguem sendo avaliadas. Já no Pará, há 53 casos confirmados e mais seis em investigação.

Para conter esses surtos (que podem inclusive ganhar força em outros estados), só mesmo recorrendo à vacinação. As injeções estão disponíveis nas redes públicas, como você pode ver aqui.