Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Colite: sintomas, causas e tratamento

Inflamação do cólon pode ter razões imunológicas, infecciosas e até emocionais. Casos graves exigem atenção médica

Por Gabriel Bortulini
13 set 2024, 15h57
colite-sintomas-causas-tratamento
young female in white tank top suffering from stomach pain and looking unwell , front view. (8photo/Freepik)
Continua após publicidade

Se terminou em -ite, você provavelmente já sabe: é uma inflamação. A colite é a inflamação do cólon, nome dado à maior porção do intestino grosso. Ela pode causar desconfortos de variadas intensidades e o alterações digestivas.

A colite é causada por deficiências imunológicas, mas também por infecções virais, bacterianas ou por conta de parasitas. Embora muitos casos sejam pontuais, a colite também pode indicar complicações mais graves de saúde, associadas a questões crônicas.

+Leia também: O papel da dieta no controle das doenças inflamatórias intestinais

Causas e tipos de colite

Entre as razões mais comuns da colite estão as infecções, na chamada colite infecciosa, geralmente causada por vírus, bactérias ou parasitas. É o que popularmente conhecemos como “virose”, com sintomas que desaparecem em poucos dias, e o agente causador nem sempre é identificado.

Outro tipo comum é a colite nervosa. Agravada por condições emocionais, é um distúrbio conhecido como síndrome do intestino irritável e pode vir à tona não só pela alimentação, como geralmente se imagina, mas também por conta de fatores psicológicos como a ansiedade ou estresse, por exemplo.

Há, ainda, outras formas de colite:

Colite ulcerativa

Pode levar à presença de sangue nas fezes e é caracterizada pela presença de úlceras. É possível que sua origem esteja relacionada à predisposição genética. O quadro exige cuidado e pode aumentar o risco de câncer colorretal.

Continua após a publicidade

Colite pseudomembranosa

É causada por um desequilíbrio da flora intestinal e pelo aumento da concentração de um tipo específico de bactéria: Clostridium difficile.

O uso de antibióticos, que pode afetar a microbiota e fazer o Clostridium ganhar mais espaço, geralmente está associado a esse tipo de colite.

Colite isquêmica

Causa lesões no intestino por conta do bloqueio ou da falta de irrigação sanguínea. É mais comum em idosos e em pessoas que sofrem de condições como diabetes, aterosclerose, insuficiência cardíaca, entre outras.

Ainda, a colite pode se tornar crônica, quando é marcada pela recorrência ou por uma persistente inflamação do cólon, com sintomas que duram mais de quatro semanas.

Continua após a publicidade

O diagnóstico geralmente é feito por um proctologista ou gastroenterologista.

Sintomas da colite

Os sintomas podem variar a depender do tipo de colite, mas os mais comuns são:

  • Dores ou desconfortos abdominais;
  • Diarreia;
  • Prisão de ventre;
  • Muco ou sangue nas fezes;
  • Febre e calafrios;
  • Gases;
  • Desidratação.

Caso haja alguma queixa do tipo, recomenda-se uma consulta médica para que o tratamento seja realizado adequadamente.

Continua após a publicidade

Tratamento da colite

O tratamento da colite varia a depender do caso e deve ser feito com acompanhamento de um especialista. Alguns dos tratamentos incluem:

  • Mudanças alimentares: evitar alimentos que irritem o sistema digestivo, embora não haja uma dieta específica para combater a colite. Nutricionistas podem auxiliar para a elaboração de um cardápio saudável.
  • Medicamentos: a depender do motivo por trás do quadro, anti-inflamatórios, antibióticos, analgésicos, antidiarreicos e probióticos podem contribuir para o alívio dos sintomas e reequilíbrio da flora intestinal.
  • Cirurgia: em casos graves, com lesões irreversíveis, a colite pode exigir cirurgias, principalmente em colites ulcerativas ou isquêmicas.
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.