Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ciprofloxacino: bula, para que serve e os efeitos adversos

Esse antibiótico é eficaz contra uma vasta gama de infecções. Mas seu uso deve ser feito com cautela devido ao risco de resistência bacteriana

Por Fabiana Schiavon
Atualizado em 27 jun 2024, 22h51 - Publicado em 22 set 2021, 19h19
para que serve ciprofloxacino
No Brasil, o ciprofloxacino é um medicamento de baixo custo e sua versão genérica está disponível no SUS  (Foto: GI/Getty Images)
Continua após publicidade

O que é o cloridrato de ciprofloxacino?

O medicamento é um medicamento antibiótico, ou seja, combate infecções bacterianas, geralmente tomado na forma oral.

É o mais utilizado da classe das fluoroquinolonas (levofloxacino e moxifloxacino também fazem parte), que age inibindo uma enzima que promove a multiplicação de bactérias.

Para que serve o cloridrato de ciprofloxacino?

Ele é indicado para uma lista bem diversa de infecções bacterianas, das simples às mais complexas.

Falamos de infecções abdominais, de pele, no trato urinário, nos ossos, nas articulações e até as broncopulmonares.

Continua após a publicidade

Uso em adultos

Nos adultos, o remédio é amplamente utilizado com segurança, no tratamento de diversas infecções como as mencionadas acima (urinárias, pulmonares, dermatológicas, etc).

Uso em crianças

Em estudos preliminares, a categoria das quinolonas, a qual percente o ciprofloxacino, causou danos às articulações ainda em desenvolvimento dos animais jovens.

Por precaução, o uso em crianças não é recomendado de rotina. Porém, o medicamento pode ser prescrito quando o benefício for maior que o risco e por curtos períodos de tempo. Isso costuma ser feito em quadros de infecção do trato urinário.

Continua após a publicidade

Composição do cloridrato de ciprofloxacino

Cada comprimido de 500mg contém 582 mg de cloridrato de ciprofloxacino monoidratado, equivalentes a 500 mg de ciprofloxacino.

E mais componentes inertes, também chamados de excipientes, que podem variar um pouco conforme o fabricante. Em geral, são eles:  dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol e dióxido de titânio, amidoglicolato de sódio, povidona, estearato de magnésio, hipromelosemacrogol, dióxido de titânio, etc.

Como tomar o cloridrato  de ciprofloxacino?

“Há a forma oral, de uso mais comum, e a injeção intravenosa, considerada naqueles pacientes com baixa absorção gastrointestinal, que sofrem de diarreia, por exemplo, e que geralmente estão internados”, explica médica infectologista Marina Campelo Jabur, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Unimed Sorocaba, no interior paulista.

Continua após a publicidade

A dose varia conforme a função renal do paciente e a gravidade da infecção. Pode ser tomado de duas a três vezes por dia.

+Leia também: Terçol: o que é, sintomas, causas e tratamento

Principais efeitos colaterais do ciprofloxacino

A bula do cloridrato de ciprofloxacino relata as seguintes reações adversas:

Continua após a publicidade
  • Náusea
  • Vômito
  • Diarreia
  • Urticária na pele
  • Dor abdominal
  • Sapinho
  • Gases
  • Sensação de cansaço e fraqueza
  • Dores nas articulações
  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Dificuldade em dormir
  • Agitação
  • Alterações do paladar

+ LEIA TAMBÉM: Benzetacil: o que é, para que serve e os principais efeitos colaterais

“Trata-se de uma medicação bem tolerada de uma forma geral. Os efeitos colaterais graves são mais raros, como infecção por clostridioides difficile [bacilo responsável por doenças gastrointestinais], neuropatia [mal que atinge os nervos] e tendinopatia [que afeta os tendões]”, relata a médica.

“Em 2016, a FDA, agência que regula medicamentos nos Estados Unidos, publicou uma revisão de segurança que mostrou os efeitos colaterais incomuns, porém potencialmente permanentes e incapacitantes. Os principais sistemas envolvidos são musculoesquelético, neurológico e cardiovascular”, acrescenta a médica.

Continua após a publicidade

No Brasil, o ciprofloxacino é um medicamento de baixo custo e as versões genéricas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz um alerta para que o remédio seja prescrito pelo médico após uma “avaliação cuidadosa de seus riscos e benefícios”.

“Seu uso indiscriminado resulta em um aumento da resistência bacteriana”, informa Marina. Significa que esses agentes infecciosos vão ficando cada vez mais fortes e capazes de driblar a ação dos antimicrobianos.

+LEIA TAMBÉM: Ibuprofeno: o que é, para que serve e quais as indicações de uso

Ciprofloxacino para que serve, informações da bula
O ciprofloxacino é uma medicação bem tolerada de forma geral, mas o uso deve ser acompanhado pelo médico (Foto: Towfiqu barbhuiya/Unsplash/Divulgação)

Contraindicações do cloridrato de ciprofloxacino

Esse medicamento está contraindicado para mulheres grávidas ou que estão amamentando, crianças e adolescentes em fase de crescimento e pacientes com alergia ao cloridrato de ciprofloxacino ou a algum dos componentes da fórmula.

Bula do cloridrato de ciprofloxacino

Clique aqui para acessar a bula de um medicamento com este princípio ativo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.