Namorados: Assine Digital Completo por 1,99

Hot yoga traz mesmo benefícios à saúde?

Prática da técnica ancestral em salas aquecidas requer cuidados e não faz milagres nem detox

Por Maurício Brum
Atualizado em 14 abr 2025, 16h29 - Publicado em 11 abr 2025, 08h00
hot-yoga-ioga-beneficios-cuidados
Uso de temperatura e umidade para tornar atividade mais intensa para o corpo é a chave do "ioga quente" (yanalya/Freepik)
Continua após publicidade

Variação da ioga tradicional que utiliza temperaturas elevadas para submeter o corpo a um nível de exigência maior, o hot yoga tornou-se uma febre com promessas (nem sempre fundamentadas) de que contribuiria para “desintoxicar” o organismo e proporcionar uma maior perda de peso.

Para entender melhor, primeiro é preciso saber o que constitui o hot yoga, porque as opções são várias. Em linhas gerais, trata-se de realizar os movimentos típicos de uma sessão de ioga normal, mas em uma sala aquecida, a temperaturas entre 35 a 40 graus.

Além da temperatura, outras alterações possíveis envolvem o tipo de movimentos realizados e até a umidade da sala em que a atividade é feita. Nem toda sessão de hot yoga é igual à outra e, por isso, vale investigar bem as características das aulas que você está pensando em fazer.

+Leia também: Como praticar ioga e quais são seus benefícios para a saúde?

Mas o hot yoga traz benefícios mesmo?

Os principais benefícios do hot yoga estão associados ao relaxamento muscular que o calor proporciona, o que permite que muitas pessoas consigam executar movimentos que não seriam capazes em temperaturas normais. Isso pode fazer com que a sessão se torne mais intensa.

E a atividade mais extenuante pode, sim, levar a uma queima maior de calorias do que na ioga tradicional, já que leva a um esforço elevado e a uma maior frequência cardíaca.

Continua após a publicidade

Mas o suor não tem nada a ver com isso: você até pode sentir um impacto imediato na balança pela perda de água, mas isso não equivale a queima de gordura (quando se reidratar, aqueles gramas ou quilos reaparecerão).

Também é furada que a sudorese mais elevada promova um “detox” do organismo. Mais de 99% do suor é composto por água, e o grosso das toxinas não é eliminado dessa forma, mas a partir da filtragem feita por órgãos como o fígado e (principalmente) os rins, que expulsam os subprodutos pela urina.

O suor até elimina substâncias consideradas tóxicas, mas em quantidades ínfimas e que não fazem grande diferença para a saúde.

Continua após a publicidade

Cuidados com o hot yoga

Apesar de trazer benefícios para pessoas saudáveis, o hot yoga é contraindicado para quem já tem problemas cardiovasculares, uma lista que inclui pressão alta e baixa. A prática também é contraindicada para gestantes.

Submeter o corpo a temperaturas elevadas e alterações de umidade, mesmo em um ambiente controlado, gera necessariamente um estresse no organismo e mesmo quem não tem problemas de saúde conhecidos pode acabar sofrendo.

Por isso, o hot yoga só deve ser feito com a devida orientação profissional e, de preferência, com liberação médica prévia.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.