Hot yoga traz mesmo benefícios à saúde?
Prática da técnica ancestral em salas aquecidas requer cuidados e não faz milagres nem detox

Variação da ioga tradicional que utiliza temperaturas elevadas para submeter o corpo a um nível de exigência maior, o hot yoga tornou-se uma febre com promessas (nem sempre fundamentadas) de que contribuiria para “desintoxicar” o organismo e proporcionar uma maior perda de peso.
Para entender melhor, primeiro é preciso entender o que constitui o hot yoga, porque as opções são várias. Em linhas gerais, trata-se de realizar os movimentos típicos de uma sessão de ioga normal, mas em uma sala aquecida, a temperaturas entre 35 a 40 graus.
Além da temperatura, outras alterações possíveis envolvem o tipo de movimentos realizados e até a umidade da sala em que a atividade é feita. Nem toda sessão de hot yoga é igual à outra e, por isso, vale investigar bem as características das aulas que você está pensando em fazer.
+Leia também: Como praticar ioga e quais são seus benefícios para a saúde?
Mas o hot yoga traz benefícios mesmo?
Os principais benefícios do hot yoga estão associados ao relaxamento muscular que o calor proporciona, o que permite que muitas pessoas consigam executar movimentos que não seriam capazes em temperaturas normais. Isso pode fazer com que a sessão se torne mais intensa.
E a atividade mais extenuante pode, sim, levar a uma queima maior de calorias do que na ioga tradicional, já que leva a um esforço elevado e a uma maior frequência cardíaca.
Mas o suor não tem nada a ver com isso: você até pode sentir um impacto imediato na balança pela perda de água, mas isso não equivale a queima de gordura (quando se reidratar, aqueles gramas ou quilos reaparecerão).
Também é furada que a sudorese mais elevada promova um “detox” do organismo. Mais de 99% do suor é composto por água, e o grosso das toxinas não é eliminado dessa forma, mas a partir da filtragem feita por órgãos como o fígado e (principalmente) os rins, que expulsam os subprodutos pela urina.
O suor até elimina substâncias consideradas tóxicas, mas em quantidades ínfimas e que não fazem grande diferença para a saúde.
Cuidados com o hot yoga
Apesar de trazer benefícios para pessoas saudáveis, o hot yoga é contraindicado para quem já tem problemas, uma lista que inclui problemas de pressão alta e baixa. A prática também é contraindicada para gestantes.
Submeter o corpo a temperaturas elevadas e alterações de umidade, mesmo em um ambiente controlado, gera necessariamente um estresse no organismo e mesmo quem não tem problemas de saúde conhecidos pode acabar sofrendo.
Por isso, o hot yoga só deve ser feito com a devida orientação profissional e, de preferência, com liberação médica prévia.