Difícil imaginar que até o nervo óptico, localizado nas profundezas do olho e responsável por enviar as informações visuais ao cérebro, se beneficie dos exercícios físicos. Mas não é que é verdade?! Um levantamento divulgado no Encontro Anual da Academia Americana de Oftalmologia revela que as pessoas que contabilizam mais passadas no dia a dia têm um risco 73% menor de desenvolver glaucoma, quando comparadas aos sedentários.
E essa doença, marcada por uma perda gradual da visão periférica que pode evoluir para a cegueira, resulta de lesões no tal nervo óptico. “Ainda não se sabe o motivo desse benefício aparente”, admite a oftalmologista Victoria Tseng, que conduziu a pesquisa pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. “Mas percebemos que elevar a intensidade ou o tempo de atividade física confere proteção adicional”, relata.
Cada 10 minutos a mais de exercício por semana reduziriam 25% o risco de glaucoma.
Cada 10 passos a mais por minuto de prática baixariam em 6% o risco de glaucoma.
Por que faz bem?
O glaucoma é bastante ligado à alta pressão intraocular – quando o acúmulo de líquidos nos órgãos da visão gera um aperto que lesa o nervo óptico. Embora a tese não esteja comprovada, é possível que corridas ou caminhadas ajudem a drenar os olhos e, assim, diminuir a pressão por ali.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto branco OFERTA RELÂMPAGO e um raio amarelo, seguido de Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas Superinteressante e Veja, e um celular com aplicativo aberto](https://saude.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com OFERTA RELÂMPAGO em destaque, acompanhado de um raio amarelo. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, revistas Superinteressante e Veja e um cartão de crédito. No canto superior direito, um ícone de árvore](https://saude.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)