Calistenia ajuda no emagrecimento? Conheça 5 benefícios da prática
Exercício que usa o peso do próprio corpo é acessível e ajuda a queimar calorias
A calistenia é um tipo de atividade física que vem ganhando adeptos por ser de simples adesão: basta usar o próprio corpo, sem pesos ou equipamentos. Seu nome faz referência às palavras gregas para beleza e força.
A lista inclui práticas recorrentes mesmo entre aqueles que não frequentam academia, como abdominais, agachamentos ou flexões, por exemplo.
Sem exigir equipamentos e ativando vários músculos ao mesmo tempo, a calistenia também adquiriu popularidade por quem busca perder os quilos a mais, já que é uma forma eficiente de queimar as calorias. Mas a ajuda no emagrecimento está longe de ser o único benefício da prática.
1. Queima de calorias
Toda atividade física queima calorias, o que ajuda no emagrecimento, desde que o exercício seja aliado a uma alimentação saudável, com menos ingesta de calorias.
O fato de a calistenia exigir a ativação de várias partes do corpo a torna mais eficiente quando o assunto é gastar mais energia do que se ingere.
2. Melhora da estabilidade
Ao ativar muitos músculos simultaneamente, os exercícios da calistenia contribuem para uma melhora generalizada da estabilidade corporal.
Partes como o tronco são especialmente engajadas para garantir que os movimentos estejam sendo feitos corretamente, o que fortalece essa região. No longo prazo, a atividade pode proteger, por exemplo, contra as quedas na terceira idade.
3. Ajuda na flexibilidade
Os exercícios da calistenia fazem com que os músculos sejam ativados de maneira que exige tanto amplitude quanto alongamento.
Gradativamente, essa prática aumenta a flexibilidade. Se você passa longos períodos parado, a calistenia pode contribuir para “desenferrujar” o corpo de maneira eficiente.
+Leia também: Flexibilidade é vida: conheça o poder dos exercícios que alongam o corpo
4. Exercício versátil
Um dos grandes trunfos da calistenia é poder ser realizada em diferentes ambientes, sem exigir equipamentos, embora um colchonete ou tapete emborrachado possa facilitar a vida em alguns exercícios.
Essa versatilidade a torna uma boa opção para pessoas que não têm tempo ou dinheiro para frequentar uma academia, além de ser adaptável a diferentes tipos de corpos.
5. Aliada da coordenação motora
Os movimentos feitos no exercício são uma boa maneira de melhorar a consciência corporal, o que ajuda a aprimorar sua concentração (durante a atividade e para além dela) e também a coordenação motora.
Conforme a calistenia é incorporada à rotina e os ganhos são percebidos na prática, a tendência é o praticante sentir uma “facilidade” cada vez maior graças à melhora gradativa desses atributos.
Existem limitações na calistenia?
Para manter um estilo de vida saudável, esteja você buscando fortalecimento ou emagrecimento, a calistenia é um exercício considerado eficiente, democrático e relativamente simples de incorporar em sua rotina.
A principal limitação associada à prática é no caso de quem busca a hipertrofia muscular: como a calistenia emprega o peso do próprio corpo, há um limite de até onde é possível “progredir”, sem ter como aumentar a carga.
Se o seu objetivo é um ganho mais rápido, a musculaçãoa pode ser mais indicada. No entanto, eles não precisam substituir por completo a calistenia, podendo ser utilizados em paralelo.
Em qualquer cenário, vale sempre se aconselhar com um profissional de educação física antes de começar a fazer uma nova atividade, para determinar seus objetivos e aprender a fazer os movimentos sem arriscar lesões.