Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Brasileiros desconhecem elo entre obesidade e queda de testosterona

Excesso de peso é um dos principais fatores relacionados à andropausa, quadro que traz complicações para a qualidade de vida

Por Thiago Nepomuceno
Atualizado em 26 out 2016, 10h13 - Publicado em 14 jul 2016, 16h13

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com a farmacêutica Bayer ouviu cerca de 2 mil homens de sete capitais do país. Resultado: 83% dos entrevistados entre 50 e 70 anos não sabem da relação entre a obesidade e a andropausa — uma queda prolongada na concentração de testosterona, o hormônio masculino. E, nos mais jovens, esse índice chega a 89%. Entre as causas mais citadas pelos voluntários para essa condição estão falta de qualidade de vida, excesso de trabalho e estresse. Acontece que o excesso de peso pode, sim, reduzir a concentração de testosterona. É que as células de gordura, quando inchadas, produzem largas doses de uma enzima que converte o hormônio masculino em estrogênio (o feminino). 

Mas o que, afinal, a andropausa ocasiona? Ela altera o humor, dá cansaço, enfraquece os ossos e os músculos… e tira o desejo sexual. Aí que está: segundo o levantamento da SBU, a impotência e a perda de libido estão entre as maiores preocupações dos homens. Ou seja, a relação entre andropausa e obesidade pode ser desconhecida, mas na verdade está por trás de grandes chabus masculinos.  

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.