Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Pediatras recomendam suplemento de vitamina D até os 18 anos

Especialistas dizem que todas as crianças e adolescentes devem tomar o nutriente até atingirem a maioridade

Por Larissa Beani Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 abr 2025, 10h41 - Publicado em 3 abr 2025, 09h05
vitamina-D
Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda suplementação de vitamina D para todas as crianças e adolescentes (Djahan/Getty Images)
Continua após publicidade

Lá se foram os tempos em que as crianças cresciam brincando na rua. “Hoje, os jovens passam a maior parte do tempo em ambientes fechados, sem exposição ao sol, o que prejudica a produção de vitamina D”, diagnostica Crésio Alves, presidente do Departamento de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Pensando nisso, a entidade atualizou as diretrizes para suplementação do composto, que agora deve ser feita por toda criança e adolescente de até 18 anos. Antes ela era recomendada apenas no primeiro ano de vida.

A medida visa prevenir problemas ósseos, como o raquitismo, e complicações por infecções respiratórias. A dose diária recomendada é de 600 U.I. e ela pode ser administrada gotas, solução oral ou cápsulas.

“O valor não deve ser excedido, pois altas quantidades de vitamina D podem sobrecarregar os rins e levar à intoxicação”, avisa Alves.

Depois desse período, não é necessário mais tomar o suplemento. Adultos saudáveis, segundo novas diretrizes, não precisam dosar nem ingerir o nutriente.

Continua após a publicidade

+ Leia também: Quem precisa tomar vitamina D? Diretriz atualiza recomendações

Como driblar a deficiência

Falta de vitamina D gera deformações nos ossos, fraqueza muscular e pode piorar infecções respiratórias

Tome sol
A vitamina D é produzida na pele com a exposição aos raios ultravioleta B. Uso de protetor solar não atrapalha o processo.

Continua após a publicidade

Prato cheio
Peixes de águas frias (como salmão, sardinha e atum) contêm a vitamina. Cereiais e laticínios podem ser enriquecidos com ela

Vá ao médico
O pediatra é quem deve indicar a melhor forma de suplementar e a dose. Utilização deve ser feita por via oral, diária ou semanalmente.

Diagnóstico precoce
Fadiga, dificuldade para andar e dores musculares e ósseas são os principais sintomas de carência de vitamina D na juventude.

Continua após a publicidade

+ Leia também: Passar protetor solar causa deficiência de vitamina D?

Acesse as notícias através de nosso app

Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.