Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Dia D da campanha de vacinação contra sarampo e pólio acontece sábado

Saiba o que vai acontecer e quem deve tomar a vacina contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil) nesta data especial de 2018

Por Paula Laboissière (Agência Brasil)
Atualizado em 3 set 2018, 15h44 - Publicado em 17 ago 2018, 11h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O chamado Dia D da campanha nacional de vacinação contra sarampo e poliomielite de 2018 acontece no dia 18 de agosto, um sábado. Postos de saúde em todo o país abrem as portas para imunizar as crianças com idade entre 1 e menos de 5 anos, independentemente de sua situação vacinal. Isso significa que mesmo os pequenos que já tiverem cumprido o esquema de imunização devem buscar uma dose de reforço.

    No caso da pólio (paralisia infantil), os meninos e meninas que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida terão direito à vacina injetável. As que já se submeteram a uma ou mais doses devem receber a versão oral.

    Para o sarampo, todas as crianças entre 1 ano e menores de 5 anos vão tomar a vacina tríplice viral, desde que não tenham recebido a injeção nos últimos 30 dias.

    A campanha segue até 31 de agosto. A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o dia 14 de agosto, no entanto, 84% das crianças que integram o público-alvo ainda não haviam recebido as doses.

    Casos de sarampo

    Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo – em Roraima e no Amazonas. Já foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5 630 outros episódios permanecem em investigação. Já em Roraima, são 296 casos confirmados e 101 em investigação.

    Continua após a publicidade

    Há ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, infecções isoladas e relacionadas à importação nos seguintes estados: São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).

    Até o momento, foram confirmadas no Brasil seis mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros).

    Conteúdo originalmente publicado na Agência Brasil.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.