saudeLOGO Created with Sketch.

Dia D da campanha de vacinação contra sarampo e pólio acontece sábado

Saiba o que vai acontecer e quem deve tomar a vacina contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil) nesta data especial de 2018

O chamado Dia D da campanha nacional de vacinação contra sarampo e poliomielite de 2018 acontece no dia 18 de agosto, um sábado. Postos de saúde em todo o país abrem as portas para imunizar as crianças com idade entre 1 e menos de 5 anos, independentemente de sua situação vacinal. Isso significa que mesmo os pequenos que já tiverem cumprido o esquema de imunização devem buscar uma dose de reforço.

No caso da pólio (paralisia infantil), os meninos e meninas que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida terão direito à vacina injetável. As que já se submeteram a uma ou mais doses devem receber a versão oral.

Para o sarampo, todas as crianças entre 1 ano e menores de 5 anos vão tomar a vacina tríplice viral, desde que não tenham recebido a injeção nos últimos 30 dias.

A campanha segue até 31 de agosto. A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o dia 14 de agosto, no entanto, 84% das crianças que integram o público-alvo ainda não haviam recebido as doses.

Casos de sarampo

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo – em Roraima e no Amazonas. Já foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5 630 outros episódios permanecem em investigação. Já em Roraima, são 296 casos confirmados e 101 em investigação.

Há ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, infecções isoladas e relacionadas à importação nos seguintes estados: São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).

Até o momento, foram confirmadas no Brasil seis mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros).

Conteúdo originalmente publicado na Agência Brasil.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s