Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Semana sem carne: a conscientização começa pela comida

Movimento global #NOBEEFWEEK busca despertar consciência alimentar e ambiental e ajudar a preservar a saúde da humanidade e a do planeta

Por Fábio César dos Santos, médico*
Atualizado em 19 abr 2022, 10h38 - Publicado em 19 abr 2022, 10h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Tanto as carnes como os vegetais deram suas contribuições para a formação da dieta e a adaptação da vida humana, ainda que sejam uma questão de debate entre os paleoantropólogos. Indiscutível, porém, é a marca de ambos na anatomia e na fisiologia do Homo sapiens: nossa espécie é constitucionalmente onívora.

    Isso significa que, ainda mais no século 21, temos escolhas a fazer. Atualmente, temos feito más escolhas, com dietas pobres nutricionalmente e ricas em alimentos de origem vegetal e animal altamente processados. Eles são os principais vetores das doenças crônicas, da morte prematura e da degradação ambiental.

    A principal razão por trás da destruição da Amazônia é a expansão da produção de carne bovina no país. O desmatamento para pastagens representa cerca de dois terços do território devastado, seguido por agricultura, queimadas e extração de madeira. É uma tendência que vem aumentando na Amazônia desde a década de 1970.

    A evidência é forte, consistente e convincente: uma dieta predominantemente, ou mesmo exclusivamente, baseada em alimentos vegetais integrais ajuda a promover a saúde, tratar seletivamente e reverter doenças, além de conferir benefícios ao planeta.

    + LEIA TAMBÉM: Como as mudanças climáticas mexem com a sua saúde

    Os onívoros têm escolhas alimentares, mas as escolhas de quase 8 bilhões de Homo sapiens famintos em um pequeno planeta em perigo diminuíram. O futuro dos alimentos, para o bem das pessoas e do planeta, deve ser mais centrado nas plantas.

    Continua após a publicidade

    Esse é o motivo pelo qual ocorrerá pela primeira vez, entre os dias 18 e 24 de abril, a #NOBEEFWEEK, uma semana dedicada a transformar em movimento a luta por saúde e sustentabilidade. A iniciativa é liderada pela True Health Initiative, fundada por David Katz, professor da Universidade Yale, nos EUA, e uma das autoridades mundiais em prevenção.

    Ao todo, 24 países estarão representados nesse movimento, que conta com lideranças em saúde e bem-estar, nutrição e medicina preventiva, várias universidades e centros médicos de prestígio. É uma honra e uma responsabilidade participar da frente brasileira desse projeto.

    E todos são convidados a se engajar. É simples: basta deixar a carne bovina fora do prato e da sua lista de compras por uma semana, e tentar entender o que isso faz pela sua saúde e a da Terra. Melhor ainda se puder levar essa causa para pessoas próximas e ajudar a formar uma rede de consciência alimentar e ambiental.

    Continua após a publicidade

    Você não precisa ser vegetariano ou vegano para fazer parte nem vestir camisas partidárias. E pode se inscrever oficialmente no site do evento para que, juntos, façamos a diferença para um mundo mais saudável e sustentável.

    Compartilhe essa matéria via:

    * Fábio César dos Santos é médico e diretor da True Health Initiative

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.