Hidratação da pele: uma atitude que vai muito além da estética
Evitar que a pele fique seca é uma forma de evitar doenças e infecções oportunistas. Uma especialista dá dicas de como fazer isso
Muito se fala sobre a importância da hidratação da pele em uma rotina de skincare. E você provavelmente já sabe que essa prática deixa mesmo a pele com um aspecto mais bonito e radiante. Mas o que pouca gente conhece é o real benefício da hidratação da pele, que vai muito além da estética.
Para você entender isso, eu preciso antes explicar o conceito de barreira cutânea. A barreira cutânea é a camada mais externa da pele, que atua como a primeira linha de defesa do corpo contra agentes externos, tais como bactérias, vírus e substâncias irritantes. É como um muro que separa e protege o organismo do meio externo.
Eu gosto de comparar a barreira cutânea a uma parede de tijolos, que protege e delimita uma casa – a nossa casa, o nosso corpo.
As células da pele, os queratinócitos, são os tijolos dessa parede, que estão unidos por uma camada de cimento, sem a qual essa proteção fica bastante prejudicada. Esse cimento é o meio intercelular, e é constituído predominantemente de água.
+Leia também: Argila branca: ela ajuda a evitar o envelhecimento da pele e como usar?
Uma pele ressecada significa menos água ajudando a manter a nossa parede de tijolos íntegra, o que predispõe a diversos tipos de infecções e inflamações. Em outras palavras, uma pele seca é mais propensa a ficar doente.
Além disso, o ressecamento intenso é um dos principais causadores de coceira, o que pode desencadear outras complicações, como feridas na pele por coçadura.
Por outro lado, quando essa barreira está íntegra, a pele fica apta a garantir a proteção do nosso organismo. Ou seja, a pele bonita é também mais saudável e menos propensa a desenvolver doenças e ser porta de entrada para micro-organismos.
E como manter nossa pele hidratada, ou melhor, como manter nossa barreira cutânea íntegra?
Além de priorizar a hidratação oral, precisamos evitar o ressecamento excessivo da pele. Isso acontece quando tomamos um banho muito quente ou muito longo, usamos sabonetes antissépticos, buchas vegetais e esfoliantes em excesso e até mesmo quando aplicamos quantidades exageradas de um sabonete comum.
Mesmo depois dessas medidas, o ideal é hidratar a pele do rosto e do corpo diariamente, e o melhor momento para fazer isso é logo após o banho.
A pele é o maior órgão do corpo, e precisa ser cuidada como tal. A hidratação é um dos principais cuidados que você deve ter para mantê-la bonita e, principalmente, saudável ao longo do tempo.
*Aline Erthal é dermatologista graduada pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora médica da área de dermatologia da Omens, plataforma que trata da saúde masculina.