A capacidade criativa dos seres humanos molda o ambiente em que vivemos, e isso, por sua vez, molda o nosso cérebro.
Trata-se de uma via de mão dupla que repercute em inúmeras esferas da vida, entre elas a alimentação. E é essa via que passou a ser estudada pela neuroantropologia, uma disciplina que une a antropologia, dedicada à compreensão do homem e suas invenções, e a neurociência, focada nas descobertas sobre a mente e os neurônios.
Sob essa perspectiva, propomos que os transtornos alimentares são síndromes ligadas à cultura vigente, dada a influência das dinâmicas psíquicas e sociais do ambiente, o que também envolve alterações neurais ativadas pelo meio onde estamos inseridos.
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Vejamos um exemplo. Em maio deste ano, o famoso baile Met Gala, em Nova York (EUA), demonstrou ser um espelho das percepções contemporâneas sobre a imagem corporal. Um aspecto notável do evento foi o retorno dos espartilhos nos vestidos, uma espécie de volta à magreza que vem na esteira de uma tendência estética de resgate dos anos 2000 conhecida como Y2K.
Com o bombardeio de imagens disseminadas pelas redes sociais, podemos esperar que pessoas mais vulneráveis se vejam obrigadas a mudar seu padrão de vida, incluindo o alimentar, para alcançar o corpo ideal e se vestir de acordo com a moda, tornando-se reféns de um processo de adoecimento.
Como observa a especialista em visual merchandising Laís Franciosi: “Se a moda realmente fosse sobre liberdade de expressão, não existiria cautela ao escolher uma peça de roupa”.
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Do ponto de vista cultural, fica evidente que as pessoas buscam expressar aquilo que o ambiente traz à tona e passa a premiar. Só que esses comportamentos não raro são envolvidos por pressão, estresse e sofrimento, podendo culminar em algum tipo de doença.
A história das meninas das ilhas Fiji é emblemática. Três anos após a chegada da televisão a esse arquipélago da Oceania, as garotas locais passaram a induzir vômitos e a questionar sua “utilidade” frente às representações do “padrão” de mulher na tela.
Sim, até noções identitárias são desestabilizadas com mudanças culturais — o que, claro, se aplica ao Brasil. Sabemos que, por volta dos 2 anos, as crianças já possuem uma autopercepção e conseguem se reconhecer no espelho.
À medida que crescem, seu corpo começa a representar sua identidade e elas passam a refletir sobre como os outros veem sua aparência.
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Tudo isso ganha uma dimensão ainda mais significativa a partir da adolescência. Ocorre que os padrões e modismos interferem em como esses jovens avaliam suas características físicas e no que estão dispostos a fazer para se encaixar na “regra”.
É nesse contexto que, a depender da suscetibilidade individual, meninas e meninos se tornam mais propensos a bulimia, anorexia e outros transtornos alimentares.
Se em apenas três anos de exposição à TV comportamentos e percepções podem mudar tanto, que dirá com a velocidade da internet. O estudo da neuroantropologia nos abre caminho, portanto, para reconhecer esses fenômenos e criar mecanismos pelos quais possamos proteger a sociedade de uma má relação com o corpo e a comida.
*Jônatas Oliveira é nutricionista e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Comportamento e Comida e doutorando pela Universidade de São Paulo (USP)