Inverno: Revista em casa a partir de 10,99
Imagem Blog

Chegue Bem

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Você pode (ou melhor, deve) se preparar para um envelhecimento saudável. A geriatra Maisa Kairalla, da Universidade Federal de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, ensina como

O medo da pandemia e seus efeitos na saúde

Mesmo com vacinas e novos remédios para Covid-19, tem gente que não consegue sair de casa e vive com receio do vírus. Entenda os riscos da coronofobia

Por Maisa Kairalla
28 abr 2022, 10h26
coronafobia
Medo excessivo pode levar a solidão e problemas psíquicos.  (Ilustração: Veja Saúde/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Em muitos lugares, as máscaras já não são mais obrigatórias. O comércio retomou suas atividades, a população está de volta às ruas e a vida parece, aos poucos, voltando a ser mais parecida com o que era antes.

Quando se instaurou, a pandemia do coronavírus trouxe mortes, sequelas e, sobretudo, medo. A insegurança e a ansiedade de não saber como seriam os próximos dias, o temor de ser contaminado, o receito de contaminar ou perder alguém próximo… Tudo isso passou a ser uma sensação diária.

E como esse combo emocional se reflete (ainda) em nossa saúde? Antes de mais nada, é importante compreendermos os mecanismos do que chamamos de medo. Como diria o filósofo francês Jean-Paul Sartre: “Todos os homens têm medo. Quem não tem medo não é normal, isso nada tem a ver com coragem”.

Existencialismo à parte, o fato é que o medo é uma reação natural, caracterizada por um estado de alerta ocasionado quando o indivíduo se sente ameaçado, física ou psicologicamente. Esse estado gera uma resposta fisiológica, provocando a liberação de substâncias como cortisol, adrenalina e noradrenalina.

Com isso, o indivíduo pode ficar ofegante, sentir palpitações, taquicardia, sudorese e até alterações gastrointestinais, como diarreia. Mas, infelizmente, não para por aí. Quando crônico, o medo leva a estresse, depressão, ansiedade e outros distúrbios psíquicos.

Continua após a publicidade

+ LEIA TAMBÉM: O que a guerra na Ucrânia tem a dizer sobre a natureza humana?

Podemos sentir medo das mais várias coisas. Há pessoas que têm medo de altura. Outras, de insetos. Tem até gente com nomofobia, o medo de ficar sem celular, e nosofobia, o medo de ficar doente.

Porém, desde 2020, uma nova fobia emergiu: a coronofobia. O medo do vírus e da pandemia fez com que muitas pessoas transformassem radicalmente suas vidas, passando a higienizar compras e superfícies diversas vezes, se isolando a ponto de deixar de procurar ajuda médica mesmo quando necessário e desenvolvendo sintomas de ordem física e psicológica.

Mesmo hoje, com menos restrições, imunização e até medicamentos aprovados para o combate da Covid-19, muitas pessoas não se sentem prontas para “voltar ao mundo real”, preferindo manter-se isoladas, consumindo apenas notícias sobre o vírus (muitas vezes fake news) e vislumbrando um futuro sombrio.

Continua após a publicidade

BUSCA DE MEDICAMENTOS Informações Legais

DISTRIBUÍDO POR

Consulte remédios com os melhores preços

Favor usar palavras com mais de dois caracteres
DISTRIBUÍDO POR

Veja, esse medo é legítimo. A pandemia foi um dos acontecimentos mais desafiadores e terríveis deste século. Mas precisamos seguir em frente. Contamos, atualmente, com armas que não tínhamos antes, como informação confiável sobre o vírus, vacinas e novos remédios.

Precisamos, agora, respirar fundo, identificar as sequelas que o medo causou em nossa sociedade e tratá-las. Diálogo e compaixão se fazem necessários neste momento. Lembre-se: sentir medo é normal, mas viver constantemente com medo, não.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.